Desvendado os porquês
Vi seus olhos brilharem como se tivesse acabado de conhecer um mundo novo. Ele falava ansiosamente cada detalhe de tudo o que acabara de conhecer, coisas que começava a entender, a fazer sentido.
Eu escutava, atentamente, cada gesto seu e cada sorriso.
Às vezes, passamos a vida toda conhecendo as coisas em parte, ou seja, só sabendo como elas funcionam, o que fazem; mas compreender o que está por trás de cada processo, cada função, é algo maravilhoso, algo que quando descoberto, traz esse efeito descomunal que agora ele estava provando.
Na vida existem milhões de coisas acontecendo, e essas coisas conhecemos em parte. Cada coisa possui o seu cerne, a sua receita, suas instruções para estar se apresentando dessa forma. É como um cientista que estuda profundamente cada experiência realizada com afinco. E isto é inegavelmente muito melhor do que conhecer as coisas superficialmente, pois nunca, dessa forma, as conheceremos em sua totalidade. Ai, nesse momento, você começa a entender aquele brilho louco no olhar desses cientistas, aquele brilho do desvendar de um segredo.
E isso estava acontecendo com ele. Ele estava abrindo seus olhos pela primeira vez, conhecendo as coisas que gosta em sua plenitude, desvendando os seus porquês.