A ESCRAVIDÃO e o BRASIL e as COTAS e O QUE QUE EU TENHO COM ISSO?

Nos primórdios dos séculos XIII e XIV, em plena África Negra, as tribos rivais lutavam entre si e a tribo derrotada tinha como destino ou a escravidão ou a morte através, principalmente, do canibalismo.

Neste período, com a expansão marítima européia, as grandes navegações e o descobrimento de novas terras insere-se o continente africano neste contexto, não tão somente pelas exploração de terras e riquezas minerais, como também pela exploração do tráfico de mão de obras para as lavouras e mineração em outros continentes, no caso, o americano.

Nos caso específico do Brasil, os traficantes portugueses não vasculhavam a África atrás de escravos negros: simplesmente os trocavam com os SOBAS, que eram chefes de tribos, no caso de tribos vencedoras das batalhas inter-raciais. Concluímos que a escravidão já era um fenômeno existente, e que eram os próprios negros que usavam seus irmãos de cor, mas de tribo diferente, para adquirir cachaça, melado, rapadura e fumo proveniente do traficante lusitano. Para conseguir estes bens eles faziam uso de uma única mercadoria: seu irmão negro derrotado e de tribo diferente, obviamente.

Portanto, historicamente é absurdo atribuir as atrocidades inerentes ao período de escravidão no Brasil à ganância dos lusitanos e somente à deles. Os negros também tem a sua parcela de culpa, pois, os vencidos nas batalhas ou eram escravizados ou eram devorados, na maioria dos casos, pelos seus próprios irmãos de cor.

Jonas De Antino
Enviado por Jonas De Antino em 18/12/2014
Código do texto: T5073434
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.