Não é tudo igual

É uma grande perda de tempo ficar sonhando e tentando planejar cada dia da vida, acreditando iludidamente que tudo acontecerá igual ao idealizado. A vida, por si só, é uma grande surpresa. Não temos o poder de saber o que nos acontecerá no dia seguinte. Quando ouvimos histórias de acontecimentos na vida de certas pessoas, gostamos do que elas viveram e pensamos “é assim que eu desejo que aconteça comigo”. Seja em qual área for: financeira, profissional, familiar, relacional, estudos… enfim, são muitas as áreas no qual podemos planejar “à nossa moda”. Interessante disso tudo é que nos esquecemos que somos pessoas diferentes umas das outras, somos únicos. Cada um possui a sua experiência de vida, sua formação de caráter, seus princípios e valores, suas marcas causadas por cada dia de vida, sua criação, seus sonhos, seus traumas, suas esperanças e frustrações. Mesmo irmãos que crescem no mesmo ambiente, se tornam pessoas tão distintas. Não há como continuarmos planejando nossa vida, nossas realizações e satisfações baseadas no que vemos das outras pessoas. Isso é uma grande ilusão.

De quem é a culpa desse nosso comportamento improdutivo? Nossa mesma, eu diria! Nós, mulheres, crescemos numa cultura que vende a ideia de uma “vida de princesa”, onde tudo é perfeito. Ainda que aconteçam coisas ruins, o final sempre será “felizes para sempre”. Não se mostra a verdade do sofrimento, os desafios que existem nos relacionamentos, as alegrias e tristezas por motivos tão variados. Queremos ter o “príncipe” ao nosso lado, mas não agimos como princesas. Queremos alguém que nos cuide e nos valorize sem exigir que sejamos dependentes dele. Difícil não é? Seria egoísmo pensar dessa forma? Entendo completamente como cada dia tem sido mais difícil estabelecer relacionamentos estáveis. Precisamos mudar alguns padrões de pensamentos e comportamentos. Valorizar quem nos ama e nos desafiar ao amor, doar um pouco mais de si mesma, se permitir. Não é entrar num processo de se forçar a algo que não se quer, mas parar de elevar tanto o padrão no qual nunca alguém alcançará. Costumo dizer para algumas amigas que devemos fazer a listinha de qualidade para nós mesmas e parar de exigir uma lista perfeita para as pessoas. Será que somos pelo menos a metade do que queremos que as pessoas sejam conosco?

A vida é uma surpresa. Precisamos parar de colocar nossos dias numa caixa quadrada e exigir que cada um deles seja da forma que planejamos. A graça está justamente no imprevisível: no bilhete carinhoso recebido inesperadamente de quem nem imaginamos, numa nova amizade onde se conhece alguém extraordinário, no conhecer um novo lugar, um novo restaurante…

Curta cada surpresa da vida!