Você me deixa abrir seus olhos?
Você me deixa abrir os seus olhos?
A muito tempo que eles permanecem fechados, não porque você quis assim, mas porque o fecharam para você. Desde seu nascimento, até o dia de hoje, mas neste momento, eu lhe faço essa pergunta, você permite que eu abra seus olhos?
Muito bom.
Mas o que quer ouvir? Qual mentira quer que eu desminta? Qual segredo quer ver revelado? Qual verdade quer entender? Levantar o véu não é uma tarefa prazerosa, pelo contrário, quando ver o mundo com os olhos despertos, verá uma realidade que não é tão boa quanto parece.
O mundo não funciona como está, você me diz. Há realidade pior do que essa? Você poderá perguntar, e eu responderei com um suspiro compreensivo, sim. Há aquele mundo onde você entende que boa parte dos seus esforços são podados, são levados a falha, não por você ou por falta de tentativa, mas simplesmente porque você não pode ter sucesso.
Então, ainda quer que eu abra seus olhos? Aviso, olhos abertos jamais podem se fechar novamente.
Ok, então vamos lá…
É, existe o Grande Irmão. Sim, existem pessoas no poder que regem as leis. Sim, o país é governado, melhor, administrado como uma empresa. Sim, as pessoas entram em concurso e faculdades sem fazer certames. Sim, alguém vai conseguir um transplante de órgãos antes de você, ainda que você seja o primeiro. Sim, a educação é ruim porque eles querem que seja ruim… Sim… Sim… Sim…
Eu poderia dizer que tudo que lhe disseram, até o momento, é mentira. Mas você acreditaria em mim? Eu poderia dizer, por exemplo, que a religião que você acredita, que suas opiniões políticas e sociais e até mesmo boas partes dos seus gostos não são realmente seus, são deles, da massa que criaram, do status quo imutável implantando pelo comodismo de existir.
Apenas exista, dizem eles. Lhe daremos o básico. Você vai poder até se casar, veja só! Mas na realidade somos apenas a fonte de renda deles. Ah sim… É ruim se achar no fundo da cadeia alimentar, não é? Você aí, todo inteligente, capaz de magnificas criações, nada mais do que um peão, um coitado que trabalha para um sistema que compra cada segundo do seu tempo, e meu caro, o seu tempo é tudo que você tem para vender. Acha que vende serviço? Mão de obra? “Capital intelectual”? Não, você vende seu tempo, uma das poucas coisas que uma vez vendida, não tem volta, nem reembolso, nem porra nenhuma.
Ah, mas que mundo de merda esse seu. Abri meus olhos apenas para ser ainda mais triste e frustrado. Abri meus olhos apenas para ver que nada sou além de uma fonte de renda para mamãe Dilma ou qualquer outro governante…
É, seus olhos foram abertos. Mas cabe a você o que fazer com seus olhos.
Posso lhe dizer mais? Quer ouvir?
Tem certeza? Então vamos lá.
A religião só existe para lhe manter longe dos grandes segredos, segredos esses que vão lhe levar para o sucesso assim ó, puf! É… Eu sei, você tem medo da sua alma imortal ser consumida nas chamas da danação eterna, não é? Bom, isso é realmente uma pena. Mamãe Dilma não tem medo disso, nem papai Bill Gates, nem ninguém que você vê nadando em seu dinheiro. Isso mesmo, SEU dinheiro. Se livre de mais essa meu caro, é… Desse paradigma mesmo, dessa religião, não tenha medo. Acredite no Deus que existe em seu coração, se quiser, mas não acredite no Deus que eles mandaram você acreditar.
Mas aí é que tá, não é? Difícil tirar isso da cabeça. É ainda mais difícil do que passar todo domingo e aguentar aquela horinha lá, aquela que “te salva” da danação eterna. Parceiro, não adianta se arrepender de nada, ação e reação é o que rege a Lei. Traiu a mulher? Bateu nos filhos? Aceitou propina? Deu fechada para chegar mais cedo em casa no transito? Não devolveu o troco? Pois é, tudo isso volta, de uma forma, de outra, mas volta. Ir à igreja não tira você dessa parceiro. Talvez ir à igreja seja seu castigo… Talvez.
Ah, quer saber o segredo? Não… Ainda não. Seus olhos não foram abertos por completo. Ainda há dúvida, ainda há medo, e quem hesita, hum, esse não chega lá nunca. Hesitou, perdeu. Vá atrás dos mistérios quando não tiver dúvida, quando não tiver nenhum medo, quando ter a absoluta certeza que você quer despertar, que vai ter a gana necessária para atravessar o umbral. Antes disso você vai encontrar apenas sofrimento e frustração.
Existe sim uma saída de tudo isso, ela está com você, sempre esteve, sempre estará. Não vou dar o mapa, mas vou dizer onde tá o pote de ouro. Vai, faça assim comigo, feche os olhos… Isso… Agora respire bem fundo, inale… Exale… Faça isso durante uns minutos, três ou cinco, relaxe bastante. Pausadamente não, inale e exale, inale e exale, lento, mas sem parar. Agora não pense em porra nenhuma, limpe sua mente… Isso. Taí, agora é só pegar.
Está dentro de mim? E você ainda tem coragem de me perguntar isso?
Mas cuidado meu caro… Os olhos que se abrem, jamais se fecham, a mente que se expande, jamais retorna ao seu estado original.