Acorda Brasil!
Eis uma verdade lamentavelmente incontestável:
Se queremos um atendimento médico de boa qualidade, temos que pagar por ele, e pagar muito caro. Se não aguentamos mais entrar num consultório (ANOS depois de uma longa espera pelo SUS) e sermos mal recebidos, mal examinados e tratados com o minimo de atenção e respeito, temos que desembolsar uma bela quantia em dinheiro por isso. De que vale a nossa cidadania? De que vale ir as urnas eleitorais para cumprir com nossa responsabilidade civil, sendo que a parte responsável do governo por cuidar de nossos interesses simplesmente esquece de fazê-lo, ou prefere empenhar mais tempo e esforço para garantir que a roubalheira e a falcatrua continuem a acontecer descaradamente? Eu pergunto novamente, de que vale "andar na linha", cumprir com nossos deveres civis corretamente, se não recebemos em troca o mesmo nível de empenho pelo governo?! Se de um lado, trabalhamos arduamente e pagamos nossas contas e nossos impostos em dia, por outro lado, MERECEMOS que o Governo trabalhe em prol de nos oferecer serviços públicos qualificados o suficiente para que não nos provoquem constrangimento e humilhação. Um cidadão comum, que é obrigado a acordar de madrugada e sair para o trabalho, faculdade, ou escola, que fica muitas vezes longe de sua casa, para enfrentar um transito infernal que dura HORAS, espremido como se fosse sardinha numa porcaria de ônibus de onde cadeiras foram retiradas com o intuito de cederem mais espaço para que mais pessoas sejam HUMILHADAS, correndo o risco de perder seu trabalho, ou não conseguir chegar a tempo para aula, por que, mesmo saindo de casa em plena madrugada, se atrasa horrores, não por "desleixo" seu como muitos "patrões" pensam, mas sim por descaso do Governo, SIMPLESMENTE NÃO PODE ficar quieto diante as injustiças as quais é colocado. POR FAVOR, CHEGA! BASTA! Alguma coisa DEFINITIVAMENTE PRECISA MUDAR. E RÁPIDO.
Pelo SUS é assim amigos: Você precisa chegar na frente do posto 2 HORAS antes dele abrir (no mínimo), para garantir um bom lugar na IMENSA fila, se quiser ser o primeiro, aconselho chegar pelo menos 3 horas antes; aguardar pacientemente até que chegue a sua vez no agendamento de consultas, e tomar muito cuidado para não infartar ali mesmo quando a atendente diz que: Ou a agenda para o especialista que você procura está encerrada, ou que a espera poderá ser, de 1 ano (A minha, só pra constar, já demora exatos 1 ano e 4 meses). Aí você liga nos consultórios particulares e se espanta com o valor de uma consulta, que te oferece: Rapidez no atendimento, com vagas para o dia seguinte caso você queira; pelo menos 1 hora da atenção do médico (que vai fazer você se sentir a pessoa mais especial do mundo inteiro); exames (que você terá que pagar por fora (e os preços são TÃO mais caros quanto a consulta) de altíssima qualidade que serão feitos e você receberá os resultados em poucos dias; e direito a um retorno no prazo de 30 dias com o médico. Pois é. E tudo isso pra que? Só pra ter o gostinho de ser o que mesmo? "Bem tratado", né? Aham. Pois é² meus caros, a realidade do proletariado é essa. Seria TÃO mais fácil, termos nascidos, todos, RICOS?! Será?! TALVEZ bastasse apenas que o Governo RECONHECESSE nossos direitos e fizesse questão de oferecer-nos o melhor tratamento médico possível, pra nós, que fazemos o impossível pra cumprir com nossa parte nesse esquema democrático (?) sistematicamente deplorável.
Mas e aí, agora eu pergunto, QUEM vai pagar a SALGADA conta?!
E ai, agora a minha pergunta é: ATÉ QUANDO?!