Seja um Daniel na sua geração

“Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus.”, Dn 6:5

Daniel foi bem sucedido nos dois reinados anteriores, tendo uma postura correta diante de Deus. Não abriu mão do Senhor em momento algum. Decidiu não se contaminar com as comidas da mesa do rei (comidas oferecidas aos deuses) e foi destacado entre os demais jovens. No reinado de Dario, Daniel foi colocado como um dos presidentes do reino. Sua excelência o destacou dos demais e isso gerou inveja no coração dos seus companheiros. Eles procuraram algo para acusar Daniel, mas não encontraram. No versículo citado mostra que eles mesmos disseram “nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel”. A vida dele era tão correta, seu temor era tanto diante de Deus que mesmo aqueles que o invejavam não conseguiam acha nele alguma falha. Daniel tinha um espírito de excelência. Conhecemos a história: os invejosos fizeram o rei assinar um decreto proibindo que qualquer pessoa que orasse a qualquer deus que não fosse o rei, deveria ser jogado na cova dos leões. Daniel permaneceu orando três vezes por dia ao seu Deus, na janela do seu quarto em frente à Jerusalém. Ele não abriu mão do seu relacionamento com o Senhor. Por isso, foi lançado à cova dos leões, onde viveu um lindo livramento. Deus o livrou da boca dos leões.

Quando comparamos nossa vida com a vida de Daniel, nos questionamos se temos sido tão fiéis, tão excelentes, tão honestos e sinceros diante de Deus. Será que nossa vida tem sido tão excelente e correta a ponto dos nossos inimigos não conseguirem encontrar falha para nos acusar? O apóstolo Paulo mencionou várias vezes em suas cartas a importância de termos uma vida correta, irrepreensível e santa. Temos que ser, antes de tudo, o exemplo aos nossos irmãos. Daniel em primeiro lugar decidiu não se contaminar. A Babilônia fez de tudo para tirar dele sua identidade: trocou o nome, assediou com comidas e bebidas, mas ele decidiu não se contaminar. Mesmo passando por pressões para abrir mão de Deus, Daniel não abriu! Ele foi fiel e firme no Senhor. Quantas lições podemos tirar. O mundo também tem feito de tudo para roubar de nós nossa identidade de filhos de Deus. São tantas as ofertas: pornografia, prostituição, imoralidade sexual, mentiras, roubos… Muitas vezes abrimos mão do Senhor por tão pouco. Se nosso sonho não se realiza, já batemos o pé e dizemos “parei de brincar”. Quando oramos e a resposta não foi bem o que queríamos, então abandonamos ministério, relacionamento com Deus, leitura da Bíblia. Quando a dor parece mais forte do que podemos suportar, já desistimos do amor de Deus e acreditamos que Ele não se importa conosco. Quanta infidelidade no nosso coração! Não importa o quanto já erramos até aqui, pois Deus nos perdoa e sempre nos dá uma nova chance. Todo amanhecer é uma nova oportunidade de Deus para fazermos diferente. Temos que olhar para a vida de Daniel e tê-la como exemplo. Uma vida de excelência exigirá decisão, posicionamento e fidelidade ao Senhor. Isso não quer dizer que não teremos lutas. Teremos sim, mas confiaremos em Deus acima de todas as coisas.

Aproveite e decida HOJE não se contaminar, não perder sua identidade de filho de Deus. Que você seja conhecido como: excelente, irrepreensível e santo. Seja um Daniel na sua geração!