A Prudência e os Devaneios
(O Espírito e a Carne)

Ela no singular que significa única ou sua somente, os tantos no plural com extensões que encontrando similares criam raízes dentro de um parasitismo mórbido, asfixiando razões qual deixam almas naufragarem.
 
*Imagem Google: A "Prudência" - Esculpida por Raul Xavier a alegoria à Prudência apresenta duas faces (simbolizando a necessidade de prestar atenção ao que se passa em todas as direções do espaço que nos rodeia, prevenindo, assim, a surpresa ou a traição. Um dos rostos olha-se ao espelho que segura com a mão esquerda (este permite o conhecimento do nosso aspeto exterior para que possamos saber como os outros nos veem, e funciona como símbolo da introspeção). O capuz enfatiza a ideia de recato e mistério, poderosos aliados da prudência, e resolve não apenas o resultado estético desagradável das duas cabeças geminadas, mas também a dificuldade técnica da sua conceção. Podendo ter conferido maior dinamismo à figura, o capuz adensou excessivamente os valores plásticos desta, tornando-a visualmente complexa e pesada, agravada pelo pregueado anguloso.

 
Maurício de Oliveira
Enviado por Maurício de Oliveira em 28/02/2014
Reeditado em 02/03/2014
Código do texto: T4710470
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.