Leigos ou desinteressados?
Hoje, esperando minhas análises de mestrado rodarem me deparei com um texto, uma critica muito interessante sobre a produção científica e sua relevância, disponibilizo aqui o link e abaixo meus comentários e reflexões sobre parte do que foi abordado.
http://posgraduando.com/blog/a-pos-graduacao-e-irrelevante
"Se você perguntar a todos esses profissionais não acadêmicos (...) a importância da ciência no cotidiano delas, é algo bem próximo de “nenhuma”."
Talvez a culpa seja nossa que nos omitimos e vivemos no mundo fechado da ciência, talvez não seja uma questão de culpa, mas sim de cultura. Mas cabe a nós tentar levar aos jovens o interesse pela ciência de novo. Desde o ensino fundamental porque não abordar menos o assunto concreto e perder mais tempo construindo o interesse do aluno em descobrir, descobrir o que ele quiser e por meio disso descobrir o conhecimento concreto? Porque não perder mais tempo dando voltas pra deixar a criança, o adolescente o jovem criar as próprias perguntas e apenas guia-lo até TODAS as possíveis respostas, gerando novas dúvidas, novos interesses, deixando cada um trilhar o próprio caminho em busca da mesma resposta?
Talvez quando fizermos isso, em casa, na escola, nas histórias em quadrinhos... Talvez ai a sociedade passe a entender a ciência, suas influências, seus erros e acertos, e entender que a pesquisa acadêmica é apenas o primeiro passo para a descoberta de uma nova cura, de um novo método, de qualquer novidade. Sem esquecer que sem o primeiro passo nunca saímos do lugar, então quando me perguntam " Você só estuda?" a resposta é: " Eu estudo, porque meu trabalho é estudar, estou ajudando a dar os primeiros passo em busca de algo novo que vai ajudar alguém, inclusive você! Mas não, eu não SÓ estudo."
E seguindo esse novos caminho talvez a gente aprenda a valorizar mais o professor, o pesquisador e todas as profissões cada uma com seu mérito!