Pensamentos e conclusões

Pensamentos e conclusões

Coisas curiosas, mas que saltam à vista, mas passamos por cima sem as levarmos em atenção; não sei se já pensaram, que as grandes catedrais, onde alguns vão adorar a Deus, outros vão para admirar a arquitetura, outros ainda vão para admirarem os frescos, quase sempre pintados nos tetos das mesmas. Estas construções magistrais, foram erguidas baseadas na fé de uma divindade perfeita, talvez com o sentido de louvor, talvez para buscar fama, ou para demonstrar competência e sabedoria na arte da escultura, e da pintura.

Mas o que quase ninguém se apercebe, é que nestes monumentos, as suas paredes são construídas com blocos de pedras, que pesam toneladas e para que estes blocos fiquem bem seguros, há duas coisas muito simples e pequenas que suportam todo o seu peso, e as mantém fixas, resistindo por vezes a tremores de terra muito fortes. Sem o apoio de pequenas pedras e de uma argamassa à base de cal, pois nesses tempos o cimento ainda não existia, tal como o conhecemos hoje nos povos, passa-se coisa semelhante desde os tempos imemoriais. O que seria do rei ou do presidente de todo o aparelho governativo que faz gastos, pesados com a burocracia e as complicadas leis, que nos governam e por vezes desgovernam mais do que governam. Um aparelho governativo pesado como as pedras grandes duma catedral ou dum castelo medieval, se não fossem as pequenas pedras e maça da construção formada pelo povo anónimo e trabalhador, que cria riqueza, serve os investidores, serve nas várias tropas para fazerem guerras e com seus impostos, dão lucros à nação para pagar todo este pesado aparelho governativo, pouco produtivo, com seus políticos interesseiros e gananciosos. São o povo anónimo mal pago, que tem que sustentar esta máquina mal gerida. Mas nas grandes catedrais, tal como no povo estas têm que ter manutenção, para manterem os tais blocos firmes e protegidos das intempéries, para evitarem degradação, com o povo há uma certa falta de cuidado, e só se interessam por ele durante os atos eleitorais, prometendo tudo e mais alguma coisa, depois de ganharem o ato eleitoral esquecem-no, dando apenas alguma proteção a alguns ativistas do respetivo partido. Por isso cada vez há mais pobres e descontentes e ricos cada vez mais ricos. Mas até as religiões que adoram a Deus, mas grande parte dos líderes religiosos, tem uma vida faustosa, de grande luxo, muito ouro, deslocam-se em carros muito caros, fazendo da religião um negócio, quando Jesus Cristo teve que pedir um cenáculo emprestado para dar a última ceia, pediu um burrinho emprestado para a sua entrada em Jerusalém no Domingo de Ramos alojava-se por caridade no lar de Betania, até a cruz onde foi crucificado não era dele, foi emprestada. Mas afinal sendo dono de tudo neste mundo tudo teve que pedir emprestado

Os poderosos gastando sua fortuna fabulosa, em luxo, esbanjando em festas loucas, e nos casinos onde perdem numa noite o suficiente para sustentarem centenas de empregados seus mal pagos, vivendo em regime de quase escravidão. Mas tenho a certeza que as catedrais vão continuar a existir e estes gananciosos morrem mais depressa que estas caiam!

J. Rodrigues (Galeano) 08/09/2013

Hoje estou sentindo tristeza e revolta coisas de injustiça neste mundo louco que se tornou egoíta, e explorador dos que trabalham e com seus impostos, pagam os esbanjamentos de quem nos dirige, vivendo à grande!

Galeano
Enviado por Galeano em 09/09/2013
Código do texto: T4474274
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.