Relações estranhas (pequeno desabafo)
Algumas pessoas realmente são engraçadas, ou melhor, esquisitas. Somem da sua vida, fingem que você morreu, e não se vê nem a sombra delas. Pouco se importam. Aí de repente o jogo inverte-se e do nada elas voltam a ter muita estima, dedicação e afeto por você. Dizem que te consideram um grande amigo, te dão um forte abraço e buscam milhões de assuntos para falar com você, querem saber o que está fazendo etc e tal. Simulam uma intimidade que nunca foi cultivada. Gente que chega chegando, e não sabe de metade do que você é e do que você passa. É muito desagradável para mim isso. Eu fico sempre desconcertada perto desse pessoal. Gostam de te procurar quando lhes é oportuno e quando não o é, simplesmente desaparecem. Não conseguem perceber que muita coisa mudou enquanto eles se ausentaram. Obviamente não sou mais a mesma de cinco anos atrás. A vida é metamorfose.
Mas então, o que devo considerar que eles são? Amigos, conhecidos, colegas? Aí concluo que não podem ser nenhuma dessas três categorias. Simplesmente não possuem vínculo algum. Fingem amizade aqui e acolá. Num jogo de interesses que eu sempre repudiei. Bom, esses meus "amigos" é que deveriam sentir-se constrangidos por terem relações assim tão descartáveis. Mas normalmente essas pessoas são do tipo cara de pau. Não costumam sentir vergonha não, e como dizia Nelson Rodrigues "só acredito em pessoas que ainda se ruborizam".