Entendendo a nós mesmos

Um passo importante no caminho da autorrealização é entendermos a nós mesmos. Não devemos tentar fazê-lo de uma vez porque, como seres humanos, somos complexos e compostos de inúmeras facetas, o que sempre nos levará a entrar em conflito com nós mesmos e com o mundo. Mas esta é uma luta que ninguém pode deixar de travar e que precisamos assumir. Temos que nos examinar sempre, perguntando-nos o que nos faz felizes, permite que evoluamos e se nossa vida é realmente aquilo que almejávamos.

Caso não seja, observemo-nos e analisemos como nos relacionamos com o que nos cerca. Estaremos agindo de acordo com o que acreditamos e achamos importante? Ou estamos vivendo em função dos caprichos alheios?

Viver para agradar aos outros é o que realmente queremos para nós? Gastar nosso tempo e nossa energia para satisfazer expectativas contrárias às nossas é justo? E fará de nós pessoas melhores?

Devemos sempre entrar em contato com o nosso lado mais íntimo para sabermos como podemos ser melhores, não apenas para os outros, mas também para nós mesmos. O nosso crescimento pessoal depende de termos coragem para encararmos um longo e nem sempre fácil processo de autoconhecimento.