Aprendendo a ser pai
Há muitos valores na nossa jornada terrena, que só com o passar do tempo e uma longa espera é que conseguimos alcançar. Digo longa, mas que na verdade não passa de minutos se pensamos que somos eternos e que a estadia nesse planeta é tão curta diante do que aprender e tentar colocar em prática, muito embora o próprio meio em que vivemos a cada dia se torna mais difícil esta tentativa. Mas, se formos persistentes ainda assim com todas as adversidades alguns destes valores nos darão frutos admiráveis.
Devido talvez ao meio em que cresci, pensava ser impossível me tornar um pai por poucos admirados e por muitos odiado. Admirado por aqueles que tive a oportunidade de tentar incrustar-lhes o que aprendi em matéria de valores primordiais, que pode tornar um cidadão respeitado em qualquer lugar dessa nossa tão afamada sociedade. Odiado pelos que preferem viver à margem desta mesma sociedade. Para isso tive que mudar a todo instante meu estilo de vida, aprender a ser mãe quando preciso fosse, a ser irmão em determinados momentos, aprendi a me calar para escutar muitas vezes o que jamais tinha conseguido ouvir de outras pessoas, tive a oportunidade de advogar defendendo-os do que achava estarem sendo injustiçados, várias vezes matei meus fins de semana só para poder proporcionar-lhes um pouco de alegria, inúmeras noites passei em claro ao lado do telefone esperando uma voz do outro lado dizer, pai vem nos buscar. Hoje, ao receber dos mesmos um simples abraço me derreto todo e vejo como valeu a pena o que na época era um sacrifício se tornou nesse momento um prazer inestimável. Sei que estou bem longe de ser um pai cem por cento, mas tenho a convicção de que cheguei a pelo menos uns setenta por cento, o que para mim já é muito. Tenho que agradecer a Deus a todo instante por ter a meu lado pessoas admiráveis que só me proporciona momentos felizes.
Mas ao mesmo tempo fico entristecido de ver muitos pais ensinando a seus rebentos valores que só os levarão a percorrer caminhos espinhosos e muitas vezes sem volta. Mas como não tenho o condão de poder mudar o mundo, já me dou por satisfeito em contribuir um pouquinho que seja, sabendo que os meus servirão de exemplos a aqueles que por ventura dos mesmos se aproximarem. Queria ter sido mais presente, mas sei que não fui de tudo ausente e isso me conforta, pois o pouco que lhes passei ficou e é exatamente o que mais me alegra, pois o que ficou foram os melhores ensinamentos por mim repassados. Obrigado Pai, por ter me ensinado a ser pai.