Dom Bosco, o santo dos pobres e da juventude.

Ele foi o primeiro santo a fazer pastoral de juventude no mundo. Ele disse certa vez;:

- Da mihi animas, ceterea tolle. (= "Dai-me almas e ficai com o resto: isto é, Dê-me os infantes e guris, Jesus, e lhe ofereço minha vida. Ou seja, Eu me dedico aos jovens e crianças e lhe dou, em contrapartida, minha vida.)

Quando chegaram em Niteroi, entraram em uma pequena casa e logo cativaram a população local com os trabalhos com os jovens e crianças.

É no exemplo de Dom Bosco e das oficinas dos salesianas, nasceram vários cursos profissionalizantes como o Senai. Seu método cativa educadores e pais de todos os lugares do mundo.

Viva Dom Bosco, o santo do sorriso e da juventude!

31. São João Bosco - Dom Bosco

(Pai e Mestre da Juventude; Fundador da Congregação Salesiana)

Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco. Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente (pequena pausa para pedir a graça que se deseja). Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória.

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/oracao/santos/31.htm

_______________________________________

Artigo encontrado em http://search.babylon.com/?q=Dom+Bosco%2C.+o+santo&s=web&as=0&rlz=0&babsrc=SP_def

Dom Bosco, o santo do sorriso, nasceu em Castelnuovo, Itáliam em 16 de agosto de 1815. Morreu em 31 de janeiro de 1888.

Foi camponês, estudante, aprendiz de vários ofícios, padre, educador.

O Espírito Santo deu-lhe especial sensibilidade para captar, mediante várias experiências, o abandono e os perigos em que se achavam os jovens de seu tempo. Eram jovens que, arrancados da zona rural pelas dificuldades aí existentes, buscavam trabalho na cidade grande.

O que fez Dom Bosco?

Ainda padre novo, em Turim, depois de 1841, ele sentiu que Deus o chamava para consagrar sua vida aos jovens pobres e abandonados. Devia ajudá-los a tornarem-se cidadãos honestos e bons cristãos, por meio da promoção humana e da educação da fé.

Fundou, em seguida, várias obras com o fim de socorrer e educar a juventude.

Interessou-se também Dom Bosco por outras pessoas?

A sua atenção dirigiu-se também aos adultos da classe popular, especialmente dos camponeses, nos quais ele via uma classe desfavorecida, sem meios de se promover humana e cristãmente.

Seu amor ao próximo estendeu-se também aos povos que viviam em regiões pagãs, aos quais, mais tarde, enviou os salesianos como missionários.

De onde vem o nome SALESIANOS?

A missão que Dom Bosco queria realizar de maneira duradoura em favor da juventude pobre precisava de pessoas decididas a trabalhar com ele. Exigia também instituições que pudessem garantir a continuidade do empreendimento.

Sob a ação do Espírito Santo. Dom Bosco compreendeu logo que essa pesada tarefa só poderia apoiar-se em homens que se consagrassem inteiramente à obra.

O mesmo Espírito fez desabrochar no coração dos primeiros discípulos o chamamento à consagração total na vida religiosa.

Constituiu-se então, a partir de 1854, um grupo de jovens, que recebeu o nome de “salesianos”. Mais tarde Dom Bosco obteve a aprovação da sua sociedade de São Francisco de Sales (Congregação Salesiana) que se compõe de padres e irmãos fraternalmente iguais.

Fundou Dom Bosco outras obras em favor da juventude?

Por volta de 1872, tendo a certeza de que era a vontade de Deus que se ocupasse também das meninas, fundou em Mornese (Itália), com Maria Domingas Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Surgiram assim as irmãs salesianas.

E os Cooperadores Salesianos?

Dom Bosco tinha certeza de que o maior número possível de cristãos devia unir forças para o bem do próximo, principalmente dos jovens pobres.

Compreendeu então que a Congregação Salesiana devia ser como que o fermento animador de vasto movimento de fraternidade, em que homens e mulheres participariam de sua missão e espírito, cada um segundo o próprio estado de vida.

Foi assim que nasceu a Associação dos Cooperadores Salesianos, terceira instituição que se valeria do carisma de Dom Bosco. É um movimento com 25.000 leigos que, com espírito salesiano, se engajam nas atividades pastorais das comunidades eclesiais locais.

E as Voluntárias de Dom Bosco?

As Voluntárias de Dom Bosco são uma instituição secular. Compõe-se de mulheres que professam os votos religiosos, mas permanecem com seus familiares e se entregam às mais diversas atividades pastorais, conforme as necessidades das igrejas locais.

E o Movimento dos Ex-alunos?

A educação é permanente. Educa-se a vida toda e por meio da própria vida. O movimento dos Ex-alunos visa a manter os jovens unidos a seus educadores pela amizade, como Dom Bosco queria.

Toda vez que o EX- aluno se compromete com alguma atividade evangelizadora, participa ativamente da Família Salesiana. O Movimento dos Ex-alunos está organizado em nível mundial e local.

Que se entende por família salesiana?

O termo “família” é continuamente empregado na tradição salesiana para indicar, de forma genérica, a unidade de ideal e os laços de fraternidade que há entre os Salesianos, as Salesianas, os Cooperadores e as Voluntárias pertencem também à Família Salesiana, em sentido amplo, os Alunos, os Ex-alunos, bem como outras pessoas que, de diversos modos, se interessam pelas obras salesianas. O órgão oficial da Família Salesiana é o Boletim Salesiano, publicação bimestral, impresso nas Escolas Profissionais Salesianas (SP).

Qual a principal característica salesiana?

Dom Bosco deixou como herança aos salesianos o Sistema Preventivo, um método educativo que se baseia inteiramente na razão, na religião e na bondade. Pode-se dizer que este método é o Evangelho vivido na alegria e no serviço. Os educadores devem estar sempre fraternalmente presentes no meio dos jovens, em seus grupos e atividades.

Qual a obra salesiana mais característica?

O Oratório Festivo foi a obra mais característica de Dom Bosco.

Funciona onde há comunidades salesianas. Os oratórios festivos, renovados segundo as exigências de tempo e lugar, têm a finalidade de entreter adolescentes e jovens particularmente nos domingos e feriados com esporte, música, teatro, excursões e outros divertimentos, dando-lhes também ocasião de participar de reuniões catequéticas e celebrações eucarísticas.

Proporciona-lhes, ao mesmo tempo, uma experiência de vida comunitária.

Que metas têm os salesianos hoje?

A fim de concretizar hoje sua missão, os salesianos têm em vista três metas:

- a opção pelos jovens e pelos pobres,

- a atividade catequética,

- a pastoral missionária.

A opção pelos pobres se concretiza no trabalho educativo pastoral em benefício dos jovens mais pobres e das classes populares.

A atividade catequética permeia toda atividade educativa dos salesianos nas escolas, paróquias, educandários, oratórios, casas de acolhida de meninos de rua...

A pastoral missionária específica desenvolve-se nas Missões confiadas aos salesianos em vários países da Ásia, África e América. No Brasil, as Missões Salesianas se concentram nos Estados do Amazonas e Mato Grosso.