Vida de vidro

Que conto de fadas não? Antes mesmo de nascermos, há familiares e todo um “funcionar social” que já sabe o que quer da gente ... Já sabe qual vai ser nossa religião, profissão, orientação política, time de futebol, as vezes até o nosso amor!, Já há um “plano” prontinho a nossa espera ... Aí nascemos, aquele pequeno depositário de aspirações, de tudo quanto é lado, vamos à escolinha, lugar onde não podemos falar “palavrões”, onde devemos nos sentar corretamente, e sempre ser bonzinhos com os professores ... Sem esquecer claro, que devemos ir a missa todos os domingos, e ter aquela formação política de direita em prol da “família e dos bons costumes” ... Ótimo ... Depois crescemos um pouquinho, enquanto “rotulados aborrecentes”, já devemos nos preocupar com grandes aspirações, casamento, grandiosa carreira pra deixar a família feliz, ah, e tem que ser alguma carreira que pelo menos seja chamado de “Doutor”, porque se for escolher ser artista, poeta, e afins, é coisa de vadio ... Ok ... Agora adivinha? Hora de mais cobranças ... Alcançado o “sucesso” profissional, hora de casar, não pode ficar encalhado(a) não ... Tem que arrumar uma pessoa “direita” hein? Perfeito ... Pronto, o “mapa do viver” que estava preparadinho foi contemplado, e agora segue para os filhinhos, e assim por diante ... Agora, quantos não reconhecem no que se transformaram? E/ou trabalham com aquilo que detestam? E/ou não casaram com seu grande amor? Quantos ao longo da vida tiveram seus próprios sonhos, e pensaram, não, é melhor eu seguir por aqui, é o certo? Quantos quiseram fazer algo diferente, mas se sentiram engolidos em meio a tanta cobrança e tantos olhos observando? Não sei qual é o segredo da felicidade, nem sei se há ... Mas sei que está fora dessa conserva de vidro pronta do viver, com certeza ... O quanto de fato você viveu o que quis? Foi quem quisera? Que possa então, olhar onde você está agora, e tentar pensar o quanto de você está aí de fato, e o quanto dos outros, do funcionar social ... O quanto realmente você conduz sua vida, e é conduzido ...

Abilio Rosa Jr
Enviado por Abilio Rosa Jr em 10/04/2012
Código do texto: T3605573