A ESSÊNCIA DAS COISAS
"O dia mais belo: hoje;
A coisa mais fácil: errar;
O maior obstáculo: o medo;
O maior erro: o abandono;
A raiz de todos os males: o egoísmo;
A distração mais bela: o trabalho;
A pior derrota: o desânimo;
Os melhores professores: as crianças;
A primeira necessidade: comunicar-se;
O que traz felicidade: ser útil aos demais;
O pior defeito: o mau humor;
A pessoa mais perigosa: a mentirosa;
O pior sentimento: o rancor;
O presente mais belo: o perdão;
O mais imprescindível: o lar;
A rota mais rápida: o caminho certo;
A sensação mais agradável: a paz interior;
A maior proteção efetiva: o sorriso;
O maior remédio: o otimismo;
A maior satisfação: o dever cumprido;
A força mais potente do mundo: a fé;
As pessoas mais necessárias: os pais;
A mais bela de todas as coisas: O AMOR."
HOJE, é o dia mais belo, porque nele estão contidos a experiência do passado e o brilho do futuro.
ERRAR, é fácil porque não exige esforços, garra, suor, nem reflexão.
O MEDO, torna-se obstáculo, porque torna o ser, vulnerável, frágil, à mercê das circunstâncias.
O ABANDONO é o maior dos erros porque reflete a covardia, a irresponsabilidade, o não comprometimento.
EGOÍSMO se traduz na ambição desenfreada, na ânsia incontida de auto promoção, no ato de pôr-se acima de tudo e de todos pelos próprios anseios desmedidos. E, diga-se de passagem, o mundo está repleto de exemplos, resultados de ações egoístas praticadas por tantos.
TRABALHO, aqui poderia ser interpretado como exercício diário e constante, portanto ao praticá-lo como a mais "bela" forma de "distração", afasta-se o cansaço, a rotina, a obrigatoriedade, e todo e qualquer inconveniente ligado a ele, tornando-o mais leve, mais desejado do que necessário.
DESÂNIMO opõe-se à luta, portanto à vitória, ao entusiasmo, não frutifica, não cria ramos, nem flores, e jamais raízes, assemelha-se à morte e torna o ser vegetativo.
Com a CRIANÇA aprende-se quase tudo na vida: a ser puro, a ser sincero, a não mentir, a ter leveza, a brincar, a sorrir, a levantar-se após uma queda, a dar os primeiros passos em qualquer situação, a tomar banho de chuva, a sujar-se de lama, a correr, a demonstrar energia constante em tudo que se faz, etc, etc, etc...infinitamente.
COMUNICAR-SE, representa a maior das ferramentas, pois nos leva até o outro, de uma maneira ou de outra, infalivelmente.
FELICIDADE, o que mais poderia ser, se não o resultado de ações altruísticas? Unicamente a resposta das boas causas praticadas no decorrer de uma vida, só poderia ser o brilho nos olhos de outra pessoa, pois representa o total desprendimento daquilo que somente a si favorece.
O MAU HUMOR, como pior defeito expõe o afastamento do outro, representa o isolamento, a antipatia inevitável, o que por vezes, resulta em solidão.
As pessoas MENTIROSAS jamais serão rodeadas de segurança, de confiabilidade, suas ações serão sempre nebulosas, ardilosas, mesquinhas, por isso um perigo constante.
O RANCOR é a maior tradução de mágoa, cujo mal atinge muito antes quem o sente do que quem o provoca, portanto o extremo oposto do PERDÃO, que nada mais é do que oferecer aquilo de mais belo que existe no ser àquele que o feriu.
Por que o LAR é imprescindível? Porque é o porto seguro, porque é o lugar para o qual sempre se deseja voltar, o aconchego, o seu ambiente, a sua origem, lugar da sua perfeita identidade.
O CAMINHO CERTO nada mais é do que a escolha perfeita, por isso representa a "rota mais rápida", pois com ela, não há riscos de perder-se no trajeto. Representa o não arrependimento, e certamente o sucesso.
PAZ INTERIOR é o mesmo que uma noite tranquila de sono profundo e relaxante, é como o aroma de flores silvestres, é como ouvir os ruídos da noite no sertão, enquanto olha-se as estrelas e a lua cheia no céu sem nuvens.
SORRISO é consentimento, é segurança, firmeza.
OTIMISMO está profundamente ligado a movimento, a mover-se em função de algo que se deseja, à restauração do interior da pessoa, como ser criativo e capaz, à auto-confiança.
DEVER CUMPRIDO significa responsabilidade exercida, ação praticada, conclusão, ponto de chegada, representa a vitória.
A FÉ, representa a determinação, a certeza da conquista, fortaleza interna, capacidade de transformação, por isso ela "move montanhas".
Os PAIS são as mãos em que se pode segurar, a base física, mas sobretudo parte da alma de uma pessoa, por isso as mais necessárias em sua vida.
Mas nada disso, nenhuma de minhas palavras, nenhuma de minhas interpretações, faria qualquer sentido, se não houvesse um elo que nos fizesse unos em algum momento, porque a interatividade só se faz por uma via: o AMOR, aqui representado docemente pelas sábias palavras de um autor desconhecido, pela minha tentativa de interpretação e principalmente pelo seu (do leitor) desejo de saber um pouco mais sobre o assunto, ou seja, aquilo que nos põe em sintonia é que verdadeiramente representa a mais bela das coisas.