Para vc o que é se comunicar ?
A MAIORIA DEVE RESPONDER: PASSAR UMA MENSAGEM, CONVERSAR OU ATÉ MESMO PRODUZIR INFORMAÇÕES.
PARA QUEM ESTUDA A COMUNICAÇÃO, O ATO DE COMUNICAR ESTÁ MUITO ALÉM. É TUDO ISTO, MAS REPRESENTA ALGO HÁ MAIS, DE UMA ABRANGÊNCIA QUASE UNIVERSAL. O COMUNICAR, COMO UM VERBO PODE SER INTERPRETADO DE MUITAS MANEIRAS QUANDO FALAMOS DE CONOTAÇÕES, MAS TALVEZ O + INSTINGANTE ENTRE NÓS, APRENDIZES DA COMUNICAÇÃO. COM AS NOVAS TECNOLOGIAS E REDES SOCIAIS APARECENDO PARA DISCUTIR SOBRE PRATICAMENTE QUALQUER TÓPICO, A COMUNICAÇÃO SE TORNA AINDA + PRESENTE E COMPARTILHANDO COISAS, CURTINDO COISAS, ENVIANDO LINKS E HIPERLINKANDO CONHECIMENTOS. NOSSA VISÃO DO MUNDO PARECE TER SE TORNADO ABRANGENTE, JÁ QUE TEMOS ACESSO A TANTAS INFORMAÇÕES. MAS SERÁ QUE INFORMAR É COMUNICAR ? SABER DAS COISAS NÃO É NECESSARIAMENTE PROPORCIONAL A APRENDER O CONHECIMENTO DAQUELAS INFORMAÇÕES. MUITAS VEZES PASSAMOS OS OLHOS SOBRE NOTÍCIAS, NOS INFORMANDO SOBRE ELAS. SABEMOS DO QUE É ESSENCAIL PARA SE CONSTRUIR UMA MATERIA, "O QUE, QUANDO, ONDE, COMO, POR QUE", MAS FORA ISTO EM POUCOS MOMENTOS CLICAMOS NAQUELES HIPERLINKS PARA SABER + SOBRE O ASSUNTO. POUCAS VEZES HÁ FRUIÇÃO E PENSAMENTO. POUCAS VEZES HÁ COMUNICAÇÃO. E AS DISCUSSÕES SÃO MUITAS. QUE TIPO DE COMUNICAÇÃO ESTAMOS CONSUMINDO ? ! SERÁ QUE "CURTIR" OU "COMPARTILHAR" UMA INFORMAÇÃO É DE FATO SE COMUNICAR ? SERÁ QUE AS DISTÂNCIAS GEOGRÁFICAS OCEÂNICAS, DIMINUIDAS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS, NÃO ALARGAM NOSSA DISTÂNCIA COM O VIZINHO OU COM A NOSSA REALIDADE IMINENTE ?
O QUE É MESMO A COMUNICAÇÃO ?
LIVROS E AFINS