Corações partidos

Corações são partidos o tempo todo e de diversas maneiras. Li recentemente que o sofrimento de muita gente está vinculado a relacionamentos que não deram certo. Gente que passa anos apaixonada por quem nunca as amou.

Pois é, corações são partidos o tempo todo. Seja por amar alguém e não ser correspondido, e manter aquela esperança de que possa dar certo. Corações são partidos quando os relacionamentos terminam. Qualquer ruptura de relacionamento parte o coração, quer o “pé na bunda” tenha sido dado ou levado. Não importa quanto tempo se ficou junto, se dez anos ou uma semana, cada pessoa que entra em nossa vida acaba se tornando parte dela e quando se vai leva consigo uma parte nossa, por isso que as vezes nos sentimos tão incompletos. Corações são partidos quando as coisas não se encaixam, nos fazendo ver que nem sempre as coisas e pessoas são como pensamos que seriam.

“O passado já era para nós, mas não nós para o passado.” Essa frase descreve grande parte da angustia dos corações partidos; mesmo passado tanto tempo, a gente sempre irá lembrar-se daquela tarde ensolarada em que se foi dito “eu te amo”; vamos sempre nos lembrar daquele sms, e-mail, recado no facebook e twitter onde tantas juras de amor foram feitas; sempre vamos nos lembrar dos presentes que foram dados e recebidos. Corações são partidos quando se descobre que depois do término, o outro lado não perdeu tempo em conseguir um “substituto(a)”. Pior é se o outro lado ainda pede conselhos sobre o “substituto(a)”.

As coisas do coração são tão complicadas e não adianta se iludir: amor perfeitinho, príncipe encantado e princesa só existem nos romances, filmes e contos de fada. Ouvi dizer, e concordo que o amor de Romeu e Julieta só foi perfeito porque os dois morreram. Aqui na vida real a realidade é que muitas vezes o amor não é doce, mas sim amargo. Muitos corações partidos se fecham por terem descoberto isso da pior maneira possível. Conheço gente que partiu o coração de forma muito drástica. Gente que depois de muito sofrer encontra alguém lhe fazendo juras de amor, insistindo, persistindo até conseguir romper as barreiras do sofrido coração, somente para largá-lo a mercê de sua própria sorte. Coisas assim, partem os corações profundamente.

É inevitável que corações sejam partidos de uma maneira ou de outra, por isso que a melhor solução para tais corações é lembrar que “não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte”. O esquema é tirar um tempo para juntar os cacos, e depois que os juntar, colá-los e tocar a vida, porque o mundo não pára.

“A vida continua, mesmo longe de você. Por mais, falta que você me faça tudo passa, isso também vai passar” assim canta Luciana Mello em “A vida continua” e acho que esse é o melhor conselho para os corações partidos. Corações partidos precisam deixar de viver no passado e principalmente, não temer o futuro, porque a vida continua. Nesse processo de continuidade da vida, o maior desafio dos corações partidos é não deixar que as feridas cicatrizem, não se permitindo arriscar outra vez. Corações partidos precisam perder o medo. Corações partidos precisam entender que algumas coisas acabam para que outras coisas comecem.

Enfim, corações partidos precisam voltar a bater, porque deve haver em algum lugar a cura para os corações sofridos, por isso, esses não podem parar de procurar. Corações partidos não escolhem se partir e sofrer, mas podem escolher se recompor, parar de sofrer e por fim, voltar a bater. Pois corações partidos podem estar partidos, mas não estão mortos.

Ismael Braz
Enviado por Ismael Braz em 04/01/2012
Código do texto: T3421088