Nada é impossível

Lucas 1:37.

Nesse capítulo é predito o nascimento de João Batista e de Jesus. Tanto Isabel como Maria foram agraciadas por Deus para terem seus filhos. Porém há algumas particularidades entre as duas grávidas.

- Isabel e Zacarias eram justos aos olhos de Deus e obedientes de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Porém, Isabel era estéril e de idade avançada, por isso não tinha filhos. O anjo Gabriel apareceu a Zacarias trazendo a mensagem que Isabel teria um filho. O anjo também falou qual deveria ser o nome do menino, João, e descreveu várias características sobre ele: seria grande aos olhos do Senhor, não tomaria vinho, seria cheio do Espírito Santo…

Zacarias, porém, não acreditou muito naquelas palavras. Perguntou ao anjo como poderia ter certeza que tal milagre aconteceria. O anjo combinou o seguinte: “Zacarias, eu sempre estou na presença de Deus. Vim aqui para te trazer boas novas. Agora, porque você

não acreditou te deixarei mudo e você só falará de novo, no dia em que teu filho nascer.”

Quando Isabel completou seis meses de gestação o mesmo anjo, Gabriel, foi enviado por Deus para uma virgem prometida em casamento a José.

- Maria é surpreendida pelo anjo: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!”. Depois da calorosa recepção, o anjo continua seu discurso: “Calma Maria, não fique com medo. Deus me enviou aqui para dizer que você terá um filho. Sim, um filho! Não se preocupe com o nome dele, pois Deus já escolheu. O menino se chamará: Jesus. Ele será grande e também será chamado Filho do Altíssimo. Isso mesmo, Maria, Ele será o Filho de Deus! Ele também reinará no trono de Davi e para sempre sobre o povo de Jacó. Seu Reino jamais terá fim.”

Posso ouvir Maria respondendo ao anjo: “Como assim um bebê??? Hello!!! Sou virgem!!!”

Será que Deus não sabia que Maria era virgem e iria se casar com José? É lógico que sabia. Deus já tinha o plano completo. Ele não fez plano A, plano B e nem plano C. Ele tinha o controle total.

O anjo explicou como tudo aconteceria: O Espírito viria sobre Maria e o poder do Altíssimo a cobriria. E também falou que Isabel estava esperando um filho. Ele terminou sua fala com as seguintes palavras:

“Pois nada é impossível para Deus.”

É interessante pensarmos que tanto Zacarias como Isabel eram pessoas justas diante de Deus.

Poderíamos dizer que eles eram excelentes crentes. Dizimavam, ofertavam, trabalhavam em ministérios na igreja, distribuíam comida e roupas aos pobres. Se precisassem de alguém para abrir a igreja mais

cedo, eles estavam lá. Se fosse necessário ficar até mais tarde para alguma atividade extra, eles ficavam.

Eram prestativos, compreensíveis, obedientes, não falavam mal de ninguém, lutavam pela unidade. A Bíblia não descreve desta maneira, mas fala que eles eram irrepreensíveis.

Por que, então, Deus não lhes concedeu um filho quando ainda eram jovens?

Os nossos planos não são como os planos de Deus. As nossas escolhas não são iguais às escolhas de Deus.

Ao planejar que João Batista nasceria Deus escolheu entregar esse presente ao casal que talvez, você e eu, jamais escolheríamos. Ele entregou o milagre para o casal menos “capaz”. Ele entregou um filho para um homem velho e uma mulher velha e estéril.

Muitas vezes nos encontramos no papel da pessoa menos provável, menos capaz, aquela que ninguém escolheria para fazer parte do time. Porém, Deus sempre nos escolhe. Ele tem um plano feito para nós.

Ele conta conosco para jogar no time d’Ele. Com Deus não é necessário ser “jovem” e fértil para ter filhos.

Não precisa ter um QI elevado. Você acha que o mesmo Deus que escolheu dar um filho para Zacarias e Isabel não pode cumprir planos lindos na sua vida?

“Pois para Deus nada é impossível”

Olhando para Maria, a história parece ter um pouco mais de humor. Uma jovem virgem que estava, talvez, preparando o seu enxoval para o grande dia. Podemos imaginar Maria contemplando seus edredons, panos de prato, suas panelas novas e brilhantes. Maria passando minutos sonhando acordada com as possibilidades do casamento. E, de repente, alguém a surpreende dizendo que ela teria um filho.

Espere aí! Maria deve ter pensado que era uma “pegadinha”. Talvez uma brincadeira de José. Mas não era. Aquele era Gabriel. Um turbilhão de perguntas deve ter passado na cabecinha da jovem. “Eu? Filho?

Como? Quando? De quem? Mas...?”

Quantas vezes, Deus nos fala o que Ele fará em nós e através de nós, mas olhamos para a realidade e decretamos ser impossível? Dizemos: “Ei Deus, eu sou virgem. Não está vendo? Isso que o Senhor quer é

impossível.”

O anjo Gabriel explicou para Maria como aquilo aconteceria. Naquele momento, um pensamento tranqüilizador deve ter permeado a mente dela. Algo como: “Tudo bem, se Deus está falando, eu apenas

obedecerei. Ele sabe o que faz.” O versículo 38 de Lucas 1 fala “Maria respondeu: Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o Senhor acabou de me dizer!”.

Parabéns Maria!!! Aqui está o segredo: DISPOSIÇÃO E CONFIANÇA PLENA.

Quando as circunstâncias ao redor gritarem NÃO para os planos de Deus, confie. Ao ouvir o que Ele quer fazer em você e através de você, disponha-se, obedeça e confie. Deus não erra em Seus planos. Ele nunca é pego de surpresa por alguma circunstância.

Você tem sonhos? Que bom! Deus também tem e os sonhos dEle nunca se frustram. Ele sonha com você e para você.

Talvez você esteja como Isabel e Zacarias. Tem uma vida dedicada em agradar a Deus e ainda não recebeu o cumprimento do milagre. É possível que você já se julgue velho e incapaz, mas lembre-se que PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL.

Ou, quem sabe, você está como a jovem virgem Maria. Preparando-se para o plano futuro. Já sente o cheiro do amanhã. Está sonhando acordado. Tudo esta detalhadamente planejado para acontecer da

melhor forma. Mas em algum momento você recebeu a visita do anjo Gabriel e tudo ficou de “pernas pro ar”. Você não está acreditando que será possível tal promessa se cumprir e não vê possibilidade alguma.

Porém, lembre-se que PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL.

Não se preocupe quando o anjo Gabriel trouxer a notícia que seu milagre chegou, pois Aquele que o enviou faz o trabalho completo. Pense nisso: tanto Isabel quanto Maria não precisaram se preocupar com o nome do filho, pois Deus já havia escolhido. Você vai se preocupar com o quê? Do que você precisa? O que você está esperando? Ser aprovado em algum concurso? A cura, o milagre? A conversão de alguém? O casamento? A oportunidade de viajar? Um filho? A quitação de uma dívida impagável? O que? O importante é que PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL.

Deus te abençoe,

Cari Silva

(Todas as falas estão parafraseadas. Para conferir exatamente como foram escritas na Bíblia, ler o primeiro capítulo do livro de

Lucas.)