Mulheres Sábias
Em Lv.15 lemos que a mulher quando menstruada era considerada imunda (Lv.15:19 -" A mulher quando tiver o fluxo de sangue, se este for o fluxo costumado do seu corpo, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar será imunda até a tarde."), podemos então pensar ''que injusto! Porque ser se ela não fez nada?'' e nos revoltar, afinal ''foi Deus que nos fez assim!''. Pois é justamente por nos conhecer que o Pai, em Sua misericórdia, fez com que naquela época as mulheres tivessem garantido, por meio desta lei, um ''descanso'' e sua integridade respeitada.
Hoje já não vivemos como na época de Moisés. Trabalhamos, estudamos, cuidamos de casa / marido / filhos e, sem o apoio daquela lei, vivemos uma rotina louca onde, segundo a revista ÉPOCA, edição 668, “as mulheres têm duas vezes mais chances de sofrer depressão do que os homens” (pg.68).
Diante disso podemos novamente revoltar e pensar: ''que injusto! Onde está o nosso descanso?”. E é então que devemos lembrar daquela mulher que após 12 anos de sangramento e sofrimento foi curada por Cristo: “..tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apena lhe tocar as vestes, ficarei curada.” “E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.”(Mc.5:25-34). Jesus já nos curou do nosso mal, o qual não é o sangramento em si, mas sim todo o desequilíbrio emocional e toda a dor que estão implícitos neste período. Enquanto cristãs, somos chamadas a confiar plenamente no Pai e desfrutar do descanso que provem dEle:
“O Senhor é meu pastor, nada me faltará, Ele me faz repousar junto aos pastos verdejantes, leva-me para junto das águas de descanso”
“Aquele que habita no esconderijo do altíssimo e descansa a sombra do Onipotente, este dirá do Senhor: é o meu Deus, meu refúgio e o meu baluarte”
“e Jesus disse: vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu vos aliviarei e achareis descanso para as vossas almas”