ESQUIZOFRENIA SOCIAL

Há alguns dias em um jornal em nível nacional, ouvi a expressão aparentemente mais estranha já ouvida. Um homem ao ser entrevistado, aparentemente embriagado disse que o Brasil vive em uma “esquizofrenia social”.

Parece coisa de bêbado mesmo, mais faz todo sentido se analisarmos a fundo. Vivemos em um país ilusório. O poder público cruza os braços diante do seu dependente, negando benefícios ao segurado do INSS, fazendo um doente aguardar horas na fila por uma consulta que de certo não dura mais de 2 minutos. O poder público não nos perdoa o imposto atrasado, mais nós temos que entender quando não há pediatras para os nossos filhos, quando não há vagas na escola, quando o médico do SUS só atende 20 consultas por dia.

O poder público me cobra o IPTU mais não me dá o asfalto na frente de casa. O poder público paga salário mínimo ao aposentado que trabalhou a vida inteira e hoje precisa de inúmeros medicamentos para sobreviver, e paga dez vezes mais que isso para o deputado que geralmente já é fazendeiro, jogador de futebol e ultimamente até humorista.

O bolsa-família não chega a 200 reais, mais a aposentadoria dos ex-governadores chega a 30 mil.

Se eu roubar uma galinha no quintal do Zinho serei preso por furto, se raspar a casa de um árvore rara serei preso e enquadrado na lei 9.605, mais se um deputado se apropria de dinheiro público, dinheiro meu e seu, ele impetra um HC preventivo pra não pisar na cadeia,e talvez nem seja preciso isso pois ele terá imunidade parlamentar.

Onde está a isonomia, prevista na Constituição Federal? cadê o Estado Democrático de Direito? Será que realmente todo poder emana do Povo como traduz nossa Carta Magna? Onde está a dignidade da pessoa humana que morre nos corredores dos hospitais, deitados no chão, sendo atendidos por médicos e enfermeiras que já estão trabalhando há 36, 48, 72 horas seguidas sem parar? Será que o atendimento é digno?

A polícia não pega o bandido que matou e estuprou a filha do favelado, mais vai fazer guarda no carnaval para que os bêbados de plantão não se rasguem e se matem pelas ruas.

O povo morrendo de fome, de sede, de doenças, de AIDS, abortando, morrendo de enchentes e o Brasil querendo sediar a Copa. Nosso povo morrendo sem atendimento médico digno, comendo uma cesta básica que não merece sequer o nome de básica por que nem isso ela é, recebendo R$ 545,00 para trabalhar 30 dias, quando um deputado recebe vezes mais que isso pra trabalhar no máximo 15 dias por mês.

Se o povo é o detentor do poder por que ele é o que mais sofre? Por que ele é o que mais morre? Por que ele é o que mais padece?

Deputados fraudam o bolsa-família, roubam comida de criança, roubam a escola dos nossos filhos, roubam o médico e o atendimento que poderia salvar aquele ente querido, roubam o raio X e o ultrassom que deveriam ser de graça, e depois vêm em nossas casas apertar nossas mãos e prometer mudança.

Somos meras vítimas dos ladrões de terno e gravata, mais não conseguimos enxergar isso por que a televisão nos entretêm com as tramas das novelas globais, com os programas de sábado a tarde que realizam sonhos das pessoas de ter um carro bem pintado, enquanto a fome e a miséria tomam conta dos nossos nobres e bravos compatriotas.

Afinal é bem mais fácil deixar que as ONG´s matem a fome do povo, salvem nossos animais, e façam o trabalho dos bandidos que contratamos para exercer o poder em nosso lugar.

Somos todos esquizofrênicos vivendo em um mundo que nós mesmo criamos, um mundo quase perfeito onde sempre o próximo presidente vai mudar tudo, onde sempre o novo governador vai beneficiar minha cidade, onde sempre o próximo prefeito vai ajudar minha família com um empreguinho na prefeitura, nem que seja de assistente do estagiário do 5º carimbador.

O grito dos maus não assustaria tanto se não fosse seguido do silêncio dos bons.

Tiago da Silva de Oliveira
Enviado por Tiago da Silva de Oliveira em 25/04/2011
Código do texto: T2929461