TUDO DEPENDE
Creio que o título deste texto seja a idéia de algum filósofo antigo, só não sei quem. Mais é no que acredito.
As circunstâncias em que algo acontece devem sempre ser levadas em consideração. Matar alguém (crime previsto no art. 121 do Código Penal) em prima factio parece uma grande abominação, algo que causa revolta, asco, mais isso vai depender das circunstâncias em que o fato ocorre. Em legítima defesa (causa que exclui a ilicitude do fato) pode-se tirar a vida de alguém desde que presentes os requisitos que a causem (moderação do meio empregado, necessidade, repelir agressão atual ou iminente, defesa de direito próprio ou alheio).
A princípio todos dirão: “eu jamais mataria alguém”. Porém, a pessoa diz isso por que nunca chegou em sua casa e se deparou com alguém abusando sexualmente do seu filho(a) menor, ou atentando contra a vida dos seus pais, ou até mesmo o esperando para lhe causar mal injusto e grave.
É nessas horas, em que o ser humano mostra que a racionalidade tem um limite chamado “ a fronteira entre a razão e a emoção”. E não adianta virem me dizer que não é emoção, pois a ciência define a emoção como um sentimento que distorce a sanidade, por vezes em caráter instantâneo, e é isso mesmo que acontece.
Pode parecer engraçado, mais em relação ao “tudo depende” do título do texto, já vi escrito em algum lugar (não me lembro onde) que “ um fio de cabelo na cabeça é pouco, mais num prato de sopa é muito”. Com esse pensamento, a primeira vista bem humorado, podemos perceber que o mundo gira em torno das circunstâncias em que o fato ocorre.
Porém, por vezes percebemos que as circunstâncias, infelizmente, não estão no nosso campo de controle, o que as torna de certa forma co-responsáveis por eventuais erros que venhamos a cometer.
Infelizmente, essa idéia precisa ser difundida, pois precisamos compreender melhor a natureza humana e seus fenômenos. A teoria ambientalista (psicológica) ao meu ver é a mais viável do campo psicológico, onde o indivíduo é fruto do ambiente em que vive, ou das circunstância que o rodeiam.
Porém, entender os fenômenos humanos e entender a cabeça de um homem está longe de ser uma tarefa fácil.