Quebrando paradigmas inúteis
Cresci orando pelo meu futuro marido, o homem da minha vida. Aprendi que deveria orar pedindo a Deus tudo o que gostaria que o “Príncipe” tivesse ou fosse. Isso evitou que me envolvesse com vários outros garotos, em “namoricos” passageiros e sem durabilidade. Foi bom, por isso. O problema de estar ciente que Deus me daria “do jeitinho” que sempre pedi, me fez estabelecer paradigmas e certos preconceitos sobre namoro. A frase: “Namoro é para casar e ponto final”, me passava certa segurança até um tempo atrás. Essa colocação não está incorreta, porém precisa ser esclarecida para não errarmos e nos escondermos em bolhas de auto-proteção. O namoro é a fase em que conhecemos alguém que, no mínimo tenha qualidades que nos atraia, para, então, iniciar um casamento. Isso não quer dizer que você namorará apenas uma pessoa e se casará. Com algumas pessoas isso até acontece, mas não é regra. Meu paradigma começa exatamente aqui. Sempre acreditei que teria amizades legais e dentre essas, alguém se destacaria, aprofundaríamos uma amizade, namoraríamos e casaríamos com certeza. A verdade não é essa. Moças: abram os olhos! Os rapazes não são como nós. Não querem curtir uma amizade legal, com a intenção de saber se um namoro daria certo. Parabéns para você se conseguir alguém que pense assim, mas eles pensam diferente mesmo. A preparação para um relacionamento para o resto da vida está no namoro. O problema se encontra na definição de namoro que nossa sociedade estabeleceu. O namoro não se resume em intimidades físicas. Namoro é companheirismo, amizade, fidelidade, cumplicidade, sonhar juntos, planejar. É o momento onde você saberá se os planos futuros do outro batem no mínimo com os seus. E se não der certo? Se o casal teve um namoro tranqüilo, foram honestos e sinceros o tempo todo, o término também será tranqüilo. Feridas existem e são reais. Saudade dói sim. Os momentos bons e ruins ficarão marcados, mas isso também faz parte do amadurecimento de cada um de nós.
Quando continuamos em bolhas de “auto-proteção” evitamos feridas, dores, desilusões, porém, evitamos também as melhores sensações de amar e ser amado. O ser humano gosta de se sentir especial, admirado por outra pessoa, notado, elogiado. Quem nunca ganhou o dia por receber um elogio de quem realmente faz a diferença em sua vida? Um “Bom dia” de um amigo qualquer não te deixa tão feliz quanto um “bom dia” DAQUELA pessoa. Desarme-se. Permita-se ser amado!
Aos jovens solteiros cristãos: vamos viver nossa juventude de acordo com os padrões de Cristo. Não negociar os valores e princípios que o Senhor colocou nos nossos corações. Não desistir dos nossos sonhos, ainda que a realização traga dores juntamente com as alegrias. Se você, assim como eu, tem o sonho de se casar, não deixe as desilusões de um relacionamento trazer desânimo para sua vida. Insista. Ouvi do meu pastor essa semana a seguinte frase: “Ore a Deus, se Ele te mostrar que tal pessoa será seu companheiro, não abra mão. Insista, grude mesmo.”. Isso parece tolice, meninice, mas é um conselho de um senhor que já viveu essa fase. Por que não confiar no que o Senhor mostrar? Descanse o coração e simplesmente confie. Vá à conquista sim, mas se já tiver a certeza que o Senhor mandou. Cale-se também, quando Deus pedir. Saiba andar, agir e falar conforme o Espírito o conduzir.
Juventude é a melhor fase. Não deixe de Curti-la!!!
- Indico o livro: As cinco linguagens do amor para solteiros -