PERDÃO
Erroneamente, nós temos o hábito de achar que ao perdoarmos o mal que nos foi feito por alguém, estaremos realizando um ato de generosidade para com essa pessoa que a libertará da responsabilidade do mal cometido. O perdão é um sentimento que ao ser colocado em prática, tem uma abrangência muito maior do que inocentemente julgamos.
Ao perdoarmos um mal que nos tenha sido feito, estaremos com certeza diminuindo a carga desse mal sobre a pessoa na qual teve origem mas, a influencia desse mal sobre ela ainda continuará presente. E a intensidade das consequências que acarretará tanto na sua vida quanto na vida do seu agressor dependerá das atitudes de ambos vindas da compreensão desse mal. Sendo assim, quando alcançamos um nível de amadurecimento que nos levará ao perdão sincero, estaremos praticando um ato de generosidade com certeza. Ao nosso agressor será dado o alívio do peso do mal que cometeu, dando-lhe dessa forma a tranquilidade necessária para refletir sobre sua atitude e aprender com seu erro. E assim, terá a oportunidade futura de identificar tal desvio de conduta para não cometer o mesmo erro novamente. Mas os benefícios do perdão não terminam por aí. Pois ao perdoarmos o nosso agressor, as ofensas e dores que ele tenha nos causado gradativamente perdem a significância para nós, acabando muitas vezes por cair no esquecimento. Com isso a influencia do agressor sobre nós, acaba por perder as forças. Pois mesmo que ele não aproveite devidamente a oportunidade de aprendizado que o perdão irá lhe proporcionar, não conseguirá mais nos atingir tão contundentemente ao coração.
Dessa forma podemos entender que o perdão é uma ato de generosidade amorosa para com o nosso agressor, que alivia bilateralmente as dores. Dando ao agressor o oportunidade de aprendizado como reconhecimento de seu erro, e a vítima a oportunidade de por em prática a lição de amor que o Pai nos ensina todos os dias. Além de neutralizar as vibrações negativas canalizadas em nossa direção por aquele que nos ofende sob forma de atitudes, palavras ou pensamentos.
Meus queridos, o perdão é um ato de generosidade que abre as portas para o mútuo aprendizado e consequentemente... Crescimento moral. Aproveitar tal oportunidade cabe a cada uma das partes individualmente. Sendo assim, aconselho que façamos cada um de nós a nossa parte da melhor e mais honesta forma que pudermos. Lembrando sempre de que cada um tem seu tempo, seu momento e seu ponto de evolução para dar continuidade.
Que a paz esteja com todos nós...