Doce mentira

Mentira doce, verdade amarga

A mentira é um subterfúgio para se proteger de algo, o menino que mente para a mãe que não foi ele quem quebrou certa coisa, o namorado que mente à namorada algo, enfim, citaríamos casos e casos indefinidamente... O intuito é esconder-se numa manta de proteção aparente no momento, e achando que nunca será descoberto e que aquilo é bom para ele e para a pessoa que escuta talvez... foi um meio doce de não revelar algo, a melhor estratégia?

Por outro lado, há aquela criança, que admite, dizendo: fui eu mesmo que quebrei, mas foi sem querer, me desculpa!

Talvez os pais fiquem bravos na hora, mas depois reflitam e digam quanta coragem ela teve para admitir seu erro, e esperar pela disciplina, que para ela é horrível, e mesmo assim ela se pôs na frente de batalha, e quanta honestidade no caráter, e mesmo a princípio sendo um erro, a força da sinceridade depois foi tanta, que calou profundo nos pais, que no fim, só corrigem, dando conselhos, explicando por que foi ruim, e que seria melhor evitar de repetir, mas seu filho merece um elogio pela coragem de confessar e não jogar a culpa na irmã, na empregada, ou em qualquer outra pessoa. Embora foi dura a crise do instante, de passar pela disciplina talvez, depois gerou um senso de confiança nos pais, que irão acreditar sempre na palavra de honra de seu filho. O mesmo pode acontecer com todas as idades e todos os casos. O que aconteceria, pelo contrário, que o filho tentou esconder-se atrás da mentira, jogando culpa em alguém, ou dizendo algo qualquer para tentar escapar, mas depois as evidências indicam que foi ele e assim tem que admitir do mesmo jeito sua culpa, mas até tardiamente, porque foi descoberto claramente? Os pais, que amam, mesmo que nem batam, nem digam nada, primeiro iriam olhar para o filho com um olhar de tristeza, que marcou o coração, um olhar de decepção que cala fundo na alma do menino e ele é punido por nunca mais esquecer da sua covardia, da sua falta, pois recebeu cartão amarelo, e com certeza não um vermelho, e aquilo vá marcar por muito tempo como desonra a ele, em vez de mérito algum! E depois, quando não for ele mesmo o culpado por algo, e dizer sinceramente que não foi ele quem quebrou, quem iria acreditar em suas palavras?

Somos esse menino algumas vezes, e mentiras doces, são verdades amargas.

Eu sei que mentira também serve realmente para se proteger e neste caso, se envolver a vida, talvez seja sinal de qualidade e não de defeito, e de defesa verdadeira. Conhece alguma mentira deste jeito? Já ouviu falar disso? Uma mentira valiosa?

Vou deixar você em dúvida e não responder? Claro que não, mas julgue você mesmo (a):

Chegaram guardas da polícia nazista nos anos quarenta, procurando por um fugitivo, e a família alemã mentiu que não o tinha visto! Mentiram para proteger a vida de alguém, com legitimidade, nesta hora dizer a verdade significaria levar aquela pessoa à morte! O que você acha?Aquela mentira foi sinal de falta de amor, falta de virtude, falta de caráter?

Mas mesmo aquela família não poderia agora usar isso como desculpa para todos os casos do cotidiano, sempre mentir um para o outro ou algo assim, o direito da pessoa saber a verdade, porque naquele caso eles não tinham direito de saber a verdade...

O japonês como característica, quando não quer responder algo, mas não mentir também, e só ocultar, ele dá um sorriso amarelo!!!! Rsrrsrs (Existe aquele provérbio popular que quem cala consente!!!! Mas sempre em todas as regras há exceções).

Talvez você não minta, mas não precisa sair por aí dizendo tudo sobre você e sobre outros, e especialmente sobre outros, mesmo que seja verdade, e pode guardar um segredo, que só prejudicaria, e não ajudaria em nada, nem você nem outras pessoas, ocultar também pode ser atitude sábia. Ninguém está mesmo perguntando, e por ser dado a fofocar (e nem ainda seria uma calúnia) falar algo que seria mais bombástico e prejudicial a todos, sem necessidade... (Não aprecio filosofias!)

Bom, eu sou santo e nunca menti do modo prejudicial?

Infelizmente não! E por isso mesmo sei como se sente o mentiroso, e como sente a pessoa que é vítima da mentira (se ela tinha o direito de saber a verdade).

Dói, dói mais que admitir na hora! Se for possível, e vierem perguntar sobre quem quebrou o brinquedo, confesse: foi eu, desculpe! Vou evitar de quebrar de novo!

Aliás, todo mundo erra, de diversos modos. Não seria uma maldição de poucas pessoas, e sim de todos nós! Dizem o seguinte, os mais velhos: Que quem errar uma vez é humano, mas persistir no erro é burrice! Concordo inteiramente, com exceção de um pequeno detalhe, não deveríamos comparar pessoas com animais inocentes, como o burro, o cachorro, porque eles, se fazem algo bobo ou mesmo ruim, não sabem nada do que fazem, e nós sabemos muitas vezes, por isso comparar com eles é uma coisa desumana, por exemplo, dizem o seguinte também: Melhor ter um cão amigo, do que um amigo cachorro!

Se o cachorro em geral é fiel, companheiro, brincalhão, para que serve esta comparação? Dizer que um amigo é cachorro, seria então dizer que ele possui estas qualidades! Mas pela maioria é visto como uma coisa ruim, coitados dos cães, pois o mais violento deles, é como o leão, o tigre, mas nem sabe o que faz, e só precisamos respeitá-los e resguardá-los pela sua força, pois devem estar nos lugares deles, para não fazerem mal a alguém de algum modo, mas você vai pedir para matarem todos os leões do mundo pela ferocidade e falta de medo que eles têm??? Eu já falei disso uma vez. O homem caça por diversão, por esporte, e eu nunca vi um leão caçar por esporte, e sim só para alimentar-se o suficiente. Aliás, é a leoa que caça, não é mesmo? Nunca vi um animal caçar por ganância qualquer que seja, ou algo assim! Nunca vi um animal, seja cão, gato, cobra, ou outro, ter inveja de outrem!

O cachorro que citei, se pudesse falar, poderia inventar um provérbio também: Melhor ter um homem-cão, do que um cão-homem! Bom, este provérbio seria novidade! Ah! E os cães também são sinceros, eles não mentem, mesmo que pudessem falar! E mesmo que pareça que certa coisa foram eles quem fizeram aparentemente, e alguém censurá-los, mesmo batendo neles, eles abaixam a cabeça e admitem como se a culpa fossem deles mesmos! E ainda: não costumam em geral ficarem ressentidos, e se possível, no mesmo dia vêm tentar agradar seu dono que não os compreendeu e tentar brincar com eles...

Abraços cordiais!

(Coitados daqueles que se enriquecem com base na pobreza de outros, compensar quatro vezes mais os lesados!!!)rsrsrsrsr

Wanderson Benedito Ribeiro
Enviado por Wanderson Benedito Ribeiro em 29/08/2010
Reeditado em 23/10/2013
Código do texto: T2466361
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.