Entonações vocálicas

Atitude. Esta é a palavra mágica que sustenta a evolução ou atraso da humanidade. Milhões de ideias fluem a todo instante em nossos pensamentos, mas elas só se materializam se mexermos a estrutura óssea. De nada adianta ter um plano maravilhoso se a execução for falha. Precisamos de foco, positividade e ausência de conflitos nos projetos. Se a fé for falha, dificilmente um pensamento se concretizará em ação.

Penso nisso quando vejo tantas pessoas com respostas prontas, sorrisos amarelos, religiosidade abundante e atitudes pouco convincentes. Falar é uma coisa, agir já é bem diferente. Afinal, a relação entre os seres humanos está cada vez mais primitiva. O simples fato de falar olhando nos olhos de quem está a frente muitas vezes é tão difícil para certas pessoas. E pedir desculpa? Assumir os erros é inadmissível no ponto de vista de milhões de humanos. E o contato se esfria, o clima fica tenso e a arrogância substitui a humildade.

Reclamar de tudo também é um mal que se instalou nas últimas duas décadas. Tem muita gente olhando mais para o vizinho do que para o próprio desenvolvimento. Copiam tudo, perdem personalidade e ainda se acham autênticas. A cada minuto percebo que a vida é um aprendizado interminável e que nunca atingiremos a plenitude do saber. Tudo está em transformação e precisamos de bons fluidos para caminharmos corretamente.

Os erros, no meu ponto de vista, são necessários e úteis para evoluirmos de todas as maneiras. E sem atitudes eles não acontecem e nem podem ser corrigidos. Por isso, a coragem também se figura como um dos alicerces para qualquer tipo de mudança. Vale a pena investirmos em nós mesmos sempre nos colocando na situação de outras pessoas. Afinal, o ar não foi feito apenas para vibrar entonações vocálicas.

Ladislau Laurácia
Enviado por Ladislau Laurácia em 24/08/2010
Código do texto: T2456965