Setenta vezes vinte e um!
Quando perguntado sobre quantas vezes se deveria perdoar alguém - setenta? - Jesus respondeu: setenta vezes sete! Ou seja, muito mais do que imaginamos ser o ideal.
No ano passado uma pessoa que ajudou meu marido no seu caminho da cura de um linfoma - ela coordena um grupo de pessoas que se dedicam a abençoar, por imposição de mãos, a todos que as procuram - sugeriu que ele fizesse uma lista com 70 agradecimentos.
Setenta agradecimentos?
Sim, mas por 21 dias. 70 X 21!!!
No 1º dia foi fácil. No 2º, nem tanto. No 3º... foi preciso começar a expandir o círculo de gratidão, porque para fazer 1400 agradecimentos você precisa sair de perto de você mesmo e da sua família. Começa a agradecer por coisas e pessoas de quem você nunca se lembrou nas suas orações. É o início de um crescimento!
No 5º dia fomos surpreendidos por uma hospitalização do Tonho, fora de programa. Baixou a imunidade e uma herpes apareceu muito perto do olho, com perigo de afetar a visão. A internação foi a contragosto, mas um ótimo motivo para exercitar a gratidão.
Setenta vezes por dia!
Conversamos, rimos, fizemos sudoku, e ele lia em voz alta, pra eu ouvir, o livro "As bênçãos do meu avô", da maravilhosa Rachel Naomi Remen, que é uma oncologista que aborda de uma maneira muito especial a dor e o sofrimento como partes integrantes da vida.
Enquanto eu ouvia, bordei muito (foto)!
E ele, agradeceu: 70 X 4!