crianças semi-nuas quase passam por cima de mim ou feliz dia do índio!

hoje é dia do índio e bem, descobri isso porque quando eu sai hoje pela manha, toda serelepe, atrás de comprar uma mala me deparei com uma garotinha com a farda da escola e com algumas litras horizontais pintadas no rosto. bem, na verdade no momento em que eu vi as litras eu nao fiz nenhuma associaçao com o dia do índio, afinal, na escola sempre tem algum evento de onde as crianças saem pintadas, descabeladas e sujas. quando a garotinha passou por mim eu prestei mesmo atençao nos cabelos dela, cacheados com o meu e pensei qual creme de pentear que ela usava, contudo, nao parei para perguntar isso, ate porque eu nao sou louca o suficiente pra abordar uma criança de 8 anos, no meio da rua, no sol quente com questoes desse tipo. bem, depois da adorável garotinha de cabelos encaracolados surgiu do nada uma tropa de crianças vindo de encontro a mim, todas semi-nuas e com os rostos pintados!!!

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!

(momento-desespero-tirem-essas-crianças-daqui).

depois de me sentir como na ilha do senhor das moscas* e me restabelecer do pânico momentaneo eu me dei conta de que hoje se comemora o dia do índio.

\o/

pois bem, meu questionamento a partir de entao foi:

será que pedindo pras mães deixarem seus filhos irem pra escola semi-nus e pintarem as crianças com 3 litras de cada lado do rosto vai ajudar a construir algum tipo de identidade indígena nelas??

eu acho que não.

vejam bem, é totalmente legítimo se comemorar o dia do índio, lembrar essa etnia que é uma das tantas que formaram nosso povo, até porque durante muito tempo a cultura indígena foi desvalorizada e tal e tal, mas, será que nao existe um outro meio de lembrar isso? (pelo menos nas escolas de ensino fundamental). nao, eu nao quero que crianças de 4 a 10 anos sejam submetidas a paletras sobre a questao do processo de aculturação das comunidades indígenas da amazônia ou a luta pela demarcaçao das terras indígenas no centro-oeste do paraná... o que penso é que nas escolas deveriam ter atividades (nao so no dia do índio) que fizessem com que as crianças se sentissem curiosas por saber, que envolvessem as crianças de tal maneira que elas começassem a buscar mais informaçoes sobre esses seres que adavam nus, dormiam em redes e convencionou-se chamar de índios.

quando eu era criança lembro que adorava le um livro que tem aqui em casa sobre umas lendas e foi nele que descobri alguns lendas indígenas. entao, por que nao contar lendas indígenas, falar de como surgiu a noite, o dia, as doenças.. é tao mais legal essa cosmologia indígena do que a nossa judaico-crista que so tem um deus que criou tudo e mandou um homem dá nome as coisas. ah, vai me dizer que nao é muito mais legal viver num lugar aonde pra cada coisa tem uma estória diferente, com seus personagens, seus erros, suas tramas...ou entao, por que nao ensinam às crianças linguas dos povos indígenas, claro que nao vai ser um curso de formaçao de tradutores de tupi-guarani, mas por que nao ensinar uns palavrinhas ;) ... e o universo musical, hein?? gente, tem ai um monte de coisa. mas nao, ainda insistem nas crianças semi-nuas, pintadas com 3 litras em cada lado do rosto, fazendo uhuhuhuh e cantando aquela música da XUXA**na qual ela fala de índio.

*referência ao livro senhor das moscas de william golding.

** gente, a música é da xuxa, nao da chuva, desculpa.

no mais, chorameliga!