Verdade?

Verdade. Creio ser uma palavra muito interessante. Mas o quê é a verdade? Seria ela um fruto da traição de Prometeu, que trousse dos céus o fogo? Seria ela um pequeno vulto da magnitude de Deus? Ou quem sabe, uma quimera, daquelas que assolavam os navegadores?

Quem sabe o que a verdade? Alguns dizem ser ela uma simples equação: verdade = sabedoria + pratica. Será mesmo? Quem foi que disse que se pode mensurar o imensurável?

Poderia, eu, dizer que a verdade é uma insanidade. Por quê? Simples. Quem nunca pediu para que o mundo disse-lhe a verdade sobre a vida? Quantos de nós exigimos com um ar de senhores do mundo e da própria razão, que todos nos dirijam somente a verdade? Bem. Hipócritas! Todos somos um bando de hienas, carniceiras e hipócritas. Exigimos tanto do mundo e das pessoas, e quando toca o telefone. E aquele amigo, se podemos chamá-lo assim, esta do outro lado da linha, dizemos: - Diga que eu não estou! Meu Deus! Não sei se confundimos os desejos, ou se apenas esboçamos um pouco de mau-caratismo. E então, eu novamente pergunto: por quê? Por que exigimos a verdade do mundo, se quando alguém nos exige a mesma, preferimos mentir? Talvez porque a mentira é uma droga. Ou porque somos mentirosos geneticamente. Não sei. Sei apenas que exigir do mundo o que não oferecemos à ele, é muita sacanagem.

"Leiam minha apresentação: http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2394709"

Le Vay
Enviado por Le Vay em 16/04/2010
Reeditado em 23/07/2010
Código do texto: T2201340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.