Inveja e Ciúme

Inveja é bem diferente de ciúme, não é mesmo?

Não são sinônimos, embora ambos possam ser negativos,

mas o ciúme tem uma ressalva...

A inveja é quieta, serpentina, astuta, e por que não dizer secreta?

A pessoa que inveja outra, talvez fale mal do seu objeto de inveja com rancor, tente difamar, mas tudo como se fosse uma coisa boa, escondendo suas más intenções... ela não aparece, é hipócrita, só aparece para quem for demasiadamente perspicaz...

O ciúme de Otelo, já ouviu falar?

Ele matou a mulher pelo ciúme que sentiu, por terem contado coisas errôneas e inverídicas a respeito dela. E quem contou? Um invejoso chamado Iago. É o que conta a história de Shakespeare.

Ele podia, mesmo que fosse verdade, perdoar a mulher, dar uma separação, ou sei lá, menos matá-la, mesmo ela afirmando amá-lo e dizendo-se inocente...

Esse tipo de ciúme doentio é prejudicial e monstruoso...

Veja que ciúme a pessoa demonstra, seja ruim ou não, até aquele ciúme irrealístico que casais tem um do outro, cada companheiro com sua companheira, só pelo fato dela dar uma olhada profunda para alguém... já a pessoa faz cara de bravo, e quer satisfação...

Ciúme pode ser sinônimo de zelo, zelar por algo que é seu. Inveja é desejar o de outrem, e se não pode ter, então acabar o que outrem tem.

O próprio Deus é ciumento. Mas o ciúme Dele é certo. Ele tem ciúme do que pertence a Ele.

Como uma criança tem receio que outra criança pegue seu brinquedo e quebre, ela tem ciúmes. Se for o ciúme correto ou não, eu não sei dizer, mas ela mostra por ficar brava na hora que não quer que ninguém mexa no seu brinquedo...

Bom, espero ter ilustrado bem as coisas...

Quem não gosta que a pessoa amada não mostre aquele ciúme gostoso, mesmo que brigue um pouco? Não um ciúme que leve a ações drásticas, mas ciúme que faz beijar depois!!! E mostra que tem amor de verdade!!!!

Então tem ciúme bom!!! Inveja boa jamais!!! Não são sinônimos, como no meu texto anterior, vc pode até dizer que alguém que é feliz é alegre, contente, mas neste exemplo atual não... Alguém invejoso não é alguém ciumento... e vice-versa...

Wanderson Benedito Ribeiro
Enviado por Wanderson Benedito Ribeiro em 17/03/2010
Reeditado em 17/03/2010
Código do texto: T2143806
Classificação de conteúdo: seguro