Conversando com Athina...

Palavras soltas ao vento... Palavrinhas que viram movimento... Um futuro, ainda que cedo...

Cheguei da cachoeira, num dia destes... E sentei na escada para secar o vestido molhado... Ela abriu um espacinho para a tia grande sentar-se ao seu lado...

Disse-me que faltaria espaço para acomodar-me... ( rsrs... Achou que o degrau era estreito demais para as minhas formas... rsrsr)

Conversa vai... Conversa vem... E ela com um sorriso lindo falou:

_ Sabe tia, eu sou uma garota de muita sorte... Ganhei tantos presentes... E hoje, o Dindo me deu um presente atrasado de aniversário... Ainda falta o do Papai-Noel e o do meu pai...

Sou ou não sou uma garota de sorte?...

Falamos dos presentes... Um a um..

De repente... Ela ficou quietinha... Levantou as sobrancelhas ( aprendeu isso comigo...rsrs)... E disse:

_ Táxi é caro... Eu não deixo a minha mãe gastar com táxi... De jeito algum. Pensa bem... O ônibus leva um montão de gente e cada um só paga 2,20... Isso é pouquinho...

Mas, o táxi pega a metade do dinheiro da gente... E pagar escola é caro... Comida é cara... Tem impostos e coisas para pagar que eu não sei o nome...

Eu, prestando atenção, alertei que daqui a pouco o ônibus vai custar 2,35.

Ela colocou a mãozinha no rosto... E disse.

_ Quinze centavos a mais?... Isso quer dizer trinta centavos a mais por dia... Parece pouco Tia Nadinha... Mas, na semana, fica grande... No mês então!! Nem te falo.

E continuou:

_ Vou para uma escola nova... Graças a Deus lá não tem inglês... Detesto inglês... Não entendo... Não sei pra quê tenho de aprender isso...

Falaram que vou aprender francês... Sei lá!... Deve ser melhor que Inglês...

Meu Alemão anda assim assim... Gosto de Português... Mas, Francês deve ser show. ( Qualquer coisa deve ser show... Menos Inglês.)

Dinda? Começou a chover... Se você não estive molhada, a gente poderia tomar banho de chuva... Adoro banho de chuva!!

Eu respondi que adoro também... Ela sabe disso...

_ Pois então, a vovó não deixa... Mas, que eu gosto igual a você, Eu gosto!

Vai faltar luz.

- Vai sim... Pode apostar... Sempre falta luz, quando chove aqui.

_ Sabia, Dinda, que aconteceu um apagão e que quase todos os Estados ficaram sem luz?

_ Quantos Estados tem o Brasil...?

_ 26... Tia!!... 26. Todos os países deveriam ter 26 Estados... Pra ficar bonito.

São pintados como estrelas na Bandeira... Se aumentar o número, vou desenhar mais uma estrela... E mais outra...E mais outra... Até ficar tudo amarelo... rsrsr

E o diálogo deu cria, na escadaria... Cada degrau era um assunto pisado e retorcido...

"O camelo come capim?... Mas no deserto tem pouco capim... Tadiinho dele.

Juro! Eu não sabia que o flamingo comia carangueijo... Eca!

Sabe... Pra quê pagar transporte para eu ir à escola, se ela fica a duas quadras da minha casa...

A Marina faz faculdade, não é?... Ela deve ser rica pra pagar transporte..."

_ Athina, quer pipoca?!!...

_ Oba!!... Mas, se você quiser também, tia, vai ter de fazer um pouquinho a mais... Porque a vovó come bastante... rsrsr

( Athina tem sete anos...)

18:30