Horizonte
(retomando um texto anterior, e extendendo um pouco o significado)
Perfeição é o Horizonte dos Homens.
Então ela não existe?
Não é que não existe. Não é que existe, também.
O horizonte é um conceito criado pelos homens, Algo abstrato. Algo que explica alguma coisa que sentimos, percebemos, mas não entendemos.
Você sabe o que é o horizonte, você o vê, sabe onde está, em que direção fica, mas nunca pode alcançá-lo.
Do mesmo modo é a perfeição: você sabe onde está, em que direção fica, mas nunca pode alcançá-la.
Se Deus está em um plano superior, não enxerga o mundo como nós. Pra Ele, o conceito de Horizonte não serve, vendo tudo do alto não existe horizonte. Porque o horizonte só se forma quando estamos próximos à superfície do planeta, incapazes de enxergar toda a sua extensão.
Assim como para Deus não existe dia/noite, já que esse conceito de "dia/noite" só existe enquanto há um horizonte para o sol se pôr ou nascer. Entretanto, o homem se utiliza da mudança de dia/noite para se orientar, para contar o tempo, para marcar compromissos, para fazer promessas, para viver.
Sim, para viver. Se o dia não viesse, ou não fosse embora, não seria o prenúncio do fim do mundo, segundo alguns? Mesmo num exemplo mais corriqueiro: quando tudo está dando errado num dia, muitas pessoas não esperam que "amanhã seja um novo dia"? Ou quando estão com a cabeça cheia, não é a noite que traz o sono e com ele o alívio das "preocupações de ontem?"
O horizonte (bem como a perfeição) só existe devido à limitação humana, enquanto o homem é uma criatura necessitada de um Norte.