Sonhos

Hoje reputo como sinônimo de felicidade uma palavra que para mim significava outra coisa (isso em tempos outros). Para mim, felicidade tem tudo a ver com coragem. É preciso ter muita coragem para ser feliz. Muito destemor para partir em busca dos sonhos, mesmo parecendo que, em princípio, estaríamos nos distanciando de nossos alicerces. Na verdade, estamos robustecendo essas colunas, essas molas-mestras. Vinícius de Morais, o poetinha, em uma de suas canções definiu a vida como “a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida”.

O que a gente menos pretende nessa vida é se desencontrar. Pelo contrário. Buscamos nos encontrar cada vez mais, pois quando nos desencontramos de nós mesmos fica difícil, muito difícil encontrar alguém. Camila, minha eterna colega de faculdade, diria que eu adoro frases com a palavra sonho. E é verdade. Gosto mesmo. E percebo a vida como a arte de realizar sonhos. É uma visão romântica da vida, sem dúvida. Mas prefiro sonhar acordado a sonhar dormindo. Afinal, estando acordado poderei realizar meus sonhos, ao passo que dormindo eles continuarão a ser meros produtos da minha íntima fantasia.

Salvador/BA, 05.ABR.2004.

Danilo Andreato
Enviado por Danilo Andreato em 22/05/2005
Reeditado em 28/07/2009
Código do texto: T18990