Quer falar em público?
Falar em público!! Que medo para muitos!
Mas falar em público é uma das coisas mais fascinantes que há...
Uma das coisas que dá muita satisfação...
Existe muita matéria, muita coisa a dizer...
mas vou dar aqui só umas pequenas dicas...
Fale sobre o que vc sabe, o que vc domina, ou algo que vc pesquisou muito bem...
Geralmente a palestra é dividida em três partes:
Introdução, corpo do discurso, e conclusão...
Eu já dei muita aula de oratória, sei que tem que despertar o interesse e curiosidade no começo, senão as pessoas não irão ouvi-lo direito depois...
Então vc pode começar com perguntas retóricas (aquelas que não exige participação do público), sobre alguma coisa que vc ache que vá despertar o interesse, que talvez sejam as perguntas que muitos querem saber... e vc vai responder no corpo do discurso... ou pode começar com uma ilustração ou problema... Depende do tipo de palestra também, cada situação envolve algo diferente... mas vc tem que despertar o interesse dos seus ouvintes logo de começo... Não vou citar exemplos, vai depender da sua criatividade...
Tem uma coisa que sei que muitos pensam errado:
eles temem que por haver pessoas do público que são inteligentes, como políticos, advogados, radialistas ou quem quer que seja, vc tem que ser mais complexo na explicação ou que vão entender fácil... não é bem assim, eu costumo comparar as pessoas que estão ouvindo como uma criança, sim, uma criança geral... sabe por quê? Porque a tendência deles é distrair-se, e perdem algo do que vc disse o tempo todo ( a não ser que vc seja muito cativante e mantenha o interesse o tempo todo)... então vc tem que ser muito claro, explicar de diversos modos a mesma coisa, como se fosse falar para uma criança... não é exagero, não... se vc não repetir de formas diferentes as pessoas simplesmente se perderão na sua palestra e perderão o interesse também... por isso, seja o mais SIMPLES possível, e não complexo... use palavras comuns, e seja bem inteligível...
Durante o discurso, vc deve estar bem à vontade... embora o nervosismo seja natural, mesmo que a pessoa já tenha feito muitos discursos, use o nervosismo a seu favor, ele dá a adrenalina pra vc falar melhor... Ensaie na sua casa uma introdução, é importante, até que o corpo do discurso nem precisa treinar muito, a conclusão também é importante... nunca decore o que vc vai falar, seja natural, use notas, ou palavras que lembrem o assunto que vc vai discorrer... lembrando do assunto, vc fala com naturalidade e espontaneidade... tem alguns peritos que conheço que não condenam que vc decore só a introdução, e mais ou menos a conclusão... porque cada palavra conta, cada palavra falada tem pontos, por assim dizer, e significam entre lhe ouvirem ou não... Na conclusão do discurso, faça um breve resumo de tudo que vc disse, isto é, os pontos mais importantes como um lembrete breve, fale com entusiasmo, use gestos durante todo o discurso, olhe para as pessoas o tempo todo, não leia seu discurso como se fosse um manuscrito, isso corta o contato com os ouvintes e perde-se o interesse em ouvi-lo... Use de pausas, não fale apressadamente, as pausas vão ajudar vc a respirar naturalmente e dar mais equilíbrio, os gestos também ajudam a descontrair-se... mas não exagere neles... existe muita coisa a dizer, e, como eu disse, cada tipo de palestra é diferente, depende do assunto que vc falará, depende das pessoas que fazem parte do seu público, enfim, depende de muitas coisas... Dei aqui umas dicas, se alguém quiser saber mais alguma coisa, é só entrar em contato comigo, que falo generosamente, sem pedir nada em troca... dou aula de caligrafia tb, ensino a compor músicas, ensino a desenhar e pintar (especialmente com tinta acrílica)... qualquer coisa posso dar dicas sobre algumas dessas coisas... obrigado por ler...