Cultivando a serenidade em meio às adversidades

“A vida necessita de pausas.”

A frase, escrita por Carlos Drummond de Andrade, transformou-se quase que numa sentença, em meio ao agitado e frenético mundo em que vivemos.

Você já parou pra pensar que sempre reclamamos da correria do mundo atual, mas não paramos de correr também?

Se o mundo está inquieto, é porque as pessoas que vivem nele estão inquietas...

E cabe a nós, seres racionais, capazes de mudar o mundo com ações sensatas, coerentes e conscientes, tomar atitudes para garantir um pouco de tranquilidade a nós mesmos e aos que nos cercam.

Ler um bom livro, assistir um filme que faça crescer ou que apenas faça viajar para um lugar tranquilo dentro da nossa mente.

Fazer uma oração, pedindo a Deus paz para o mundo.

Refletir sobre as ações que podemos tomar para garantir uma vida saudável, que não prejudique ninguém, e que traga felicidade e paz de espírito.

Sorrir, achar graça de pequenos detalhes, valorizar e incentivar as pessoas que nos cercam.

Fazer um exercício, não só pra ganhar saúde física, mas mental, garantindo um sono menos agitado, e que traga um melhor preparo para o dia seguinte.

Perceber o que nos deixa feliz. Escutar a voz do coração. Amar incondicionalmente.

Ter consciência de que somos o que pensamos e sentimos... Dessa forma, saber que nem sempre pensamos e sentimos coisas saudáveis, felizes e salutares, mas não é por isso que devemos nos recriminar como sendo pessoas más; todavia, que o pensamento pode ser modificado à medida que exercitamos nossa vontade sobre ele. Atitudes simples, porém persistentes e determinadas, como ter em mente somente pensamentos positivos, afastando todo e qualquer sentimento que traga dor e ódio, acreditando que o mundo lá fora somos nós, e se somos feliz com nós mesmos, somos felizes com o mundo.

Praticar a Meditação para melhorar a nossa capacidade de percepção das coisas, de observar e conhecer as nossas responsabilidades diante do que nos acontece. Aprender a olhar nossas emoções e a acolhê-las. Ter uma percepção mais profunda do nosso Ser, aquilo que somos essencialmente.

A partir desses atos encontramos uma melhor maneira de lidar com questões e problemas que a mente não consegue dar conta, trazendo mais equilíbrio e minimizando a sensação de cobrança que impõem o mundo competitivo, tanto nas relações profissionais como pessoais.