Você é convidado (a)
O diferencial em Jesus é a sua capacidade de nos fazer de fato, ver quem somos verdadeiramente.
Não importa o que fizemos ou fazemos da vida. A importância vem do único fato de sermos nós, em nossa individualidade, em nossas escolhas, erros e acertos, na nossa humanidade.
Ao olhar para Jesus, ao se ver nos olhos daquele homem, Maria Madalena não se viu como prostituta, não se viu como mais uma na multidão. Ela se viu como um ser humano. Foi à expressão daquele olhar que fez toda a diferença na vida daquela mulher. Ela enxergou a possibilidade de apenas ser, sem nada ter que fazer. Enquanto os olhares da multidão condenavam, menosprezavam, o olhar daquele homem, acolhia, amava. Convidava para o recomeço.
É este o fato marcante que cada pessoa que conviveu com Jesus procurou demonstrar em seus relatos: o olhar que mostrava (e mostra) quem de fato somos.
Só alguém verdadeiramente bom e puro consegue olhar além das aparências, dos preconceitos, dos erros meramente humanos. Só alguém que ama incondicionalmente consegue fazer voltar à vida os que morreram, os que deixaram de acreditar, os que naufragaram na imensidão do mundo, na imensidão de si mesmo.
Este é o milagre que Jesus o convida diariamente: Ser capaz de amar além da aparência. Ser capaz de amar, não pelo que se faz, ou pelo que se tem, mas pelo que se é.
26 de maio de 2009, Tx. de Freitas – BA