sobre escrever

Escrever não é tarefa fácil. Não é por acaso que existem muitos artigos falando sobre uma técnica. Vejo que somos inclinados sempre a considerar nossos escritos resultados do mais puro sentimento. Expressão de nossos afetos, emoções e histórias. Isso é muito bonito e uma forma de dirigir uma energia, digamos assim, para as palavras, os textos. Mas, há aí um grande perigo. Vejo que é muito fácil fascinar-se por si próprio. Assim como Narciso morre hipnotizado por sua própria imagem refletida no lago, podemos achar que todo texto produzido é belo. Qualquer frase é uma grande obra. Eu, aqui, começando, considero importante compartilhar essa advertência com quem quiser ler. Quando escrevo estou atento a isso. Não é porque meus amigos ou pessoa do mais íntimo círculo dizem que são escritos maravilhosos, que vou aceitar isso prontamente.

Então, a simples expressão de afeto não me basta para um texto. A poesia, por exemplo, necessita de tempo, ter uma cronologia própria. Pode não ter rima, mas precisa provocar, espantar, instigar o leitor. Afinal, e por último, é certo que o texto é quem analisa o leitor e não o contrário. E para isso, somente bons textos. Aqui que espero chegar. Tem chão ainda eu sei, mas não acho que vale a pena escrever pela necessidade de expor sentimentos. Isso aqui é um trabalho e não uma forma distorcida de terapêutica.