Sem saída

Oh Deus! Soubesse eu, antes, e , assim , pressentisse as oscilações da vida; não assustar-me-ia, e, assim, na vibração correta permaneceria firme , sem temores, mesmo nos dias mais difíceis.

Sob juramento, ininterrupto, do primeiro ao último dia, momento por momento, do início ao fim, durante toda a minha existência, ser-lhe-ia fiel; e, seria, então, uma regra, não a quebraria, manteria o meu juramento; assim, terias em mim um fiel escudeiro, não o abandonaria.

Meu filho :

“Prometi dizer-lhe a verdade, e, nada a mais, além da verdade.”

Quantas vezes, lhe prometi a verdade, por mais doída que, esta, fosse, aos meus, e, aos seus ouvidos; mas, por covardia, por incompetência, nos seus olhos, quantas vezes vi a descrença em razão da minha vida de mentiras.

Pudesse eu voltar no tempo, desta feita, lembrar-me-ia o quanto é difícil expressar sentimentos, controlar emoções, explicar o inexplicável, fugir das contradições:

A mentira não coexiste com a verdade. Uma vez algemado, na mentira, somente as chaves da verdade.

Filho meu, arrependo-me. Estendida a minha infância, ignorei-o, me omiti, abandonei-o, fui incapaz.

Quisera, eu, hoje , sem algemas, sem mentiras; seria outro homem, respiraria livre, sem dor, longe dos subterfúgios, de coração limpo, puro, com as palavras certas, límpidas , não o teria perdido...

Senhor, faça-me forte em batalha! Peco-lhe, conceda-me uma nova chance ! Que eu lute a boa luta!

Arrependo-me, e, peço-lhe o perdão, como penitência, na segurança de meu isolamento prometo reconciliar-me com a verdade.

Não retornarei à arrogância, dominado, soberbo, presunçoso, menosprezei, desconsiderei a vida, as pessoas, tudo, e , todos, ao meu lado. Eu juro, serei mais humano.

Rendo-me! Não me armarei contra ninguém, pois, em busca do ouro, fui o único algoz; armei-me contra tudo, e, contra todos, por último, sem que me desse conta, armei-me contra ti , e , contra meu próprio filho.

Sou o inimigo, estraguei tudo pela minha, equivocada, busca; esqueci o mais importante. Pelas posses, pela garantia de vida confortável e segura, pelo prazer : o bem supremo, Que tragédia! Esqueci, o mais importante, meu filho.

Senhor, conceda-me, neste momento, o bem maior:

O tempo. Pois, preciso reconciliar-me!

Senhor, livre-nos das coisas deste mundo, eu e o meu filho; pois, sei que, caso eu não resista, em segundos, logo, ele será arrastado por outra, imensa, onda. Hoje, eu mais forte, sei , tudo passa. Sofreria muito ao vê-lo seguir, cegamente, os meus passos; prefiro, de longe, vê-lo escolher, e, seguir o próprio caminho.

Meu filho :

O prazer não está em surfar aquela onda que passa e arrasta o mundo.... para esses, a frustração, mais cedo, ou mais tarde, virá, sou a prova viva disto.

O prazer está no que fica e passa a fazer parte de você;

O prazer está no amor, porque o amor nos trás frutos;

O prazer está nos dias simples e nas noites de sono, na consciência tranquila.

F I M

Dedico, está, a todos aqueles que na difícil, mas, preciosa missão de educar, abraçam, acolhem, adotam, assumem, que os filhos são frutos de suas vidas.

À aqueles que provam que Deus eterniza nos filhos os mais puros sentimentos de seus Pais.

Aos que sabem que o mundo é difícil, mas , sabem, também, que com amor tudo torna-se mais fácil.

Dedico, está, aos felizardos que, com certeza, desde muito cedo, se prepararam para a família, e, reconhecem que os seus frutos trarão mais sabor para as suas vidas, e, sabem que é uma dádiva ser escolhido para doar ao mundo mais um fruto que virá de suas experiências vividas.

Viva a vida!

Rio, 22/11/04

Jorge Santana
Enviado por Jorge Santana em 16/10/2019
Reeditado em 22/12/2019
Código do texto: T6771480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.