Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Oração do dia: São Pedro Canísio: Oração, vida e defesa da Unidade da Igreja. Evangelizador e veio ao Brasil.

Enquanto ódio tiver no mundo, /
infestado a guerra seguira /
rumo de mortes...  /
Para mudar esse túmulo,/
não rumo:/
assumo o não egoísmo /
e quero preciso /
a coragem de amar toda parte /
- vencer o mal em mim /
que age toda manha, /
noite e tarde.

J B PEREIRA

_______

Oração de valor incontestavelmente litúrgica,
elaborada literariamente com esmero.
Linda e eficaz.
A veste do Batismo está sobre nós com o nome da Trindade Divina.

___________

 LINDÍSSIMA ORAÇÃO

Quando me atrevi

a tocar o Teu coração,

Fonte de amor,

e dele acalmar a minha sede,

então Tu me prometeste uma veste,

tecida em três partes e capaz

de cobrir

a nudez de minha alma.

Estas três partes da veste

relacionam-se perfeitamente

com as minhas tarefas:

São elas a paz,

o amor e a perseverança.

Ornado(a) com esta veste da salvação,

senti em mim a certeza

de que nada me faltará,

mas que tudo eu conseguirei

para a Tua honra.

_________________

São Pedro Canísio faleceu no mesmo ano em que São José de Anchieta, outro grande jesuíta, também entregou sua alma a Deus.


Nova Friburgo – Wikipédia, a enciclopédia livre

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Friburgo

Nova Friburgo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país. ..... Parque São Clemente (Nova Friburgo Country Clube) – onde se localiza o Chalé do Barão de Nova Friburgo (1860). Pavilhão das Artes ...

População‎: ‎190 084 hab.
estatísticas IBGE/2018
Região intermediária‎: ‎Petrópolis‎ ‎IBGE‎/2017
Altitude‎: ‎846 m
Região imediata‎: ‎Nova Friburgo‎ ‎IBGE‎/2017
‎Lumiar · ‎São Pedro da Serra · ‎Muri · ‎Lista de bairros de Nova ...

______________

Pedro Canísio - Santo da Igreja Católica Romana


Origens

Pedro Canísio nasceu no dia 8 de maio de 1521, onde situava-se o ducado de Geldern, hoje, Holanda. Diferente dos outros garotos, buscava os livros de oração ao invés das brincadeiras. Aos doze anos reunia crianças para ensinar a elas trechos da Bíblia e do catecismo da Igreja. Muito aplicado aos estudos, quando completou quinze anos foi enviado por seu pai à cidade de Colônia para estudar. Com apenas dezenove anos, ele concluía o doutorado em filosofia.

Doutor na ciência e na fé

Pedro Canísio, em seu tempo de estudos, não se limitou a aprender somente as ciências deste mundo. Como teve um mestre vivamente católico, ele também se aprofundou na Doutrina de Jesus Cristo. Isso o levou ao despertar da vocação religiosa que já se percebia desde sua infância.

Recusa um casamento

Logo depois da formatura de Pedro Canísio, seus pais trataram de arranjar para ele um bom casamento, como era costume na época. Neste casamento estava embutido um bom futuro financeiro para a família. Porém, Pedro Canísio, ouvindo a voz de seu coração, recusou a proposta. E, além de recusar, fez um voto eterno de castidade. Depois disso, mudou-se para Mainz com a finalidade de se dedicar somente aos estudos da religião.

Um dos primeiros jesuítas

Em Mains, Pedro Canísio era orientado por um padre chamado Faber. Este era um discípulo famoso do futuro Santo Inácio de Loyola. Padre Faber teve influência direta na vocação de Pedro Canísio. Tanto que, em 1543 Pedro ingressou na Companhia de Jesus, então, recém fundada. Três anos mais tarde ele era ordenado padre jesuíta. Logo, recebeu a missão de retornar para a cidade de Colônia, onde deveria fundar uma nova Casa para a Ordem.

Lutando contra a divisão

Em Colônia, a divisão do protestantismo dividia a Igreja. São Pedro Canísio lutou bravamente contra tal cisma. Assumiu o cargo de professor de teologia e passou a ser respeitado até mesmo pelo imperador. Por seus argumentos teológicos conseguiu que o arcebispo local, que era abertamente a favor do protestantismo, fosse afastado. Depois, tomou parte no famoso Concílio de Trento, como representante do Cardeal Oto de Augsburg. Combateu o cisma protestante igualmente nas cidades de Messina e Roma, onde dava aulas de teologia. Depois, foi enviado à cidade de Viena, na Áustria, onde o cisma protestante causava grandes danos.

Luta incansável

Essa época foi uma das que São Pedro Canísio mais produziu. Escreveu inúmeras obras literárias. Escreveu um catecismo que teve sua primeira publicação em 1554. Esta obra teve mais de duzentas edições ao redor do mundo, sendo traduzido em quinze línguas. Fundou colégios católicos em várias cidades importantes como Praga, Viena, Baviera, Innsbruck, Colônia e Dillingen. Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem dos Jesuítas, nomeou-o provincial da Ordem para a Áustria e a Alemanha. Mesmo acumulando a função de provincial, São Pedro Canísio pregou em Friburg, Strasburg e até mesmo na Polônia. Em todos esses lugares, instruía, ensinava e denunciava os seguidores de Lutero, gerador do protestantismo. São Pedro Canísio foi um dos maiores obstáculos à propagação do cisma protestante. Graças a ele, a maior parte da Alemanha se manteve fiel à Igreja Católica.

Morte

São Pedro Canísio conquistou a admiração de Papas e governantes. Era muito respeitado por ser o primeiro jesuíta alemão e por toda a grande obra que desenvolveu. Ele faleceu no dia 21 de dezembro de 1597, na cidade de Friburg, que fica na atual Suíça.

São Pedro Canísio faleceu no mesmo ano em que São José de Anchieta, outro grande jesuíta, também entregou sua alma a Deus.

São Pedro Canísio completou cinqüenta e quatro anos de total dedicação à Ordem Jesuíta e à Igreja. Sua canonização foi celebrada pelo Papa Pio XI, no ano 1925. Na ocasião, recebeu o título de Doutor da Igreja.

Oração a São Pedro Canísio

“Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Pedro Canísio, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Pedro Canísio, rogai por nós.”

Conhece alguém com este nome? Descubra o que é um Presente Onomástico.

VEJA TAMBÉM EM SÃO PEDRO CANÍSIO
 HISTÓRIA DE SÃO PEDRO CANÍSIO
 VER LISTA COMPLETA DE SANTOS E ÍCONES CATÓLICOS

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-pedro-canisio/431/102/
J B Pereira e https://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2014/12/21/5997-oracao-do-dia
Enviado por J B Pereira em 05/04/2019
Reeditado em 08/04/2019
Código do texto: T6616523
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2269 textos (1189502 leituras)
14 e-livros (84 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/19 03:44)
J B Pereira