Oração
Ora vem Senhor Jesus, e nos livra desse nosso algoz, essa nossa suscetível tendência ao pecado, que está sempre a nos atormentar, que nos distancia de Ti, que polui e, muitas vezes, destrói a nossa comunhão como Contigo.
Vem, Senhor, pra nos fazer triunfantes, eternamente triunfantes, pois estar ao teu lado é indescritível e indizível. Liberta-nos do nosso torturador, esse mal, em nós, herança do pecado original, que tanto nos atormenta.
Mas enquanto esperamos por Ti, reveste-nos da sensibilidade do Teu Espirito, para enxergarmos o mal querendo dominar em nós. E não apenas isso, mas também para entendermos, vermos e irmos além, percebermos e constatarmos que somos mais que miseráveis suscetíveis a todo tipo de mal, principalmente àquele de que julgamos incapazes e, por isso mesmo, acusamos nosso irmão.
Dá-nos sabedoria para entendermos que, enquanto aqui estivermos, a batalha espiritual será constante. Pois na teoria sabemos muito bem disso. Lamentável ser somente na teoria. Pois se não, que atitude constate e diária tomamos para nos reforçarmos contra esta miséria que tem estado em nós por herança? Longe disto.
Em nossa grande maioria (poucos fogem a isso) vivemos num constante emocionalismo que, momentaneamente, nos aproxima de Ti. Mas que não resiste à nossa vida diária, com nossos hábitos desacostumados de viver com a Tua presença cultivada e regada em nosso real/humano/social viver.
Faz-nos sábios, Senhor, e dá-nos maturidade para a vida contigo. Mas, enquanto formos meninos (porque a Ti pertence o tempo, ate o da nossa meninice) segura fortemente em nossas mãos, para não sucumbirmos à nossa falta de cultua de vida contigo, confundida, muitas vezes, com religiosidade.