ORAÇÃO PARA LER A BÍBLIA COM PROVEITO

Espírito Santo, abri meus ouvidos para que eu escolha a Palavra de Deus. Fortificai a minha vontade para que eu pratique a Palavra de Deus. Abrasai de amor o meu coração para eu proclame a Palavra de Deus. Senhor, vos agradeço pela Bíblia. Vossa Palavra, por excelência em Jesus, é uma luz para meus olhos, meu caminho e a força para meus passos. Amém. Edições Paulinas.

_________________________________________

ORAÇÕES E CÂNTICOS TIRADOS DA BÍBLIA

Cântico de Moisés – Ex 15

Cântico de Ana – 1Sm 2

Cântico de Davi – 2Sm 7,18

Oração de Salomão – 1Rs 7,4...

Oração de Davi - 1Cr 17,16

Oração de Salomão - 2Cr 6,14

Oração de Josafá - 2Cr 20,5

Oração de Neemias - Ne 1,4 Oração de Sara – Tb 3,1

Oração de Tobias – Tb 3,7

Oração de Mardoqueu – Est 13,8

Oração de Ester – Est 13,14

Oração de Jó – Jo 42,1-6

Oração de Salomão – Sb 9,1

Oração de Isaias – Is 63,7

Oração de Jeremias – Jr 17,12

Oração de dos três jovens – Dn 3,52

Oração de Dniel Dn 9,4

Oração de Jonas – Jn 2 ss

Oração de Zacarias – Lc 1,68

Oração de Jesus – Jo 17

Lamentações –Lm 5,1

Salmos

__________________________

Conhecendo a Bíblia Sagrada

http://www.bibliacatolica.com.br/conhecendo-a-biblia-sagrada/41/#.U8PKTk25fcc

41. Como ler com proveito a Bíblia?

•Dedique um tempo diário para estudar e meditar a Bíblia: pode ser pela manhã, logo após acordar; ou, depois do almoço ou da janta; ou antes de dormir; ou, ainda, qualquer outro horário que se adapte ao seu tempo livre. A quantidade de tempo também pode ser livremente estabelecida: 10, 30, 60 minutos ou mais. Quanto mais tempo você tiver, melhor! Porém, divida o tempo total para as duas atividades que devem ser feitas: leitura e estudo. O ideal é dividir na ordem de 1/3 e 2/3, respectivamente. Assim, se você resolver dedicar 15 minutos diários, use 5 minutos para leitura e 10 minutos para o estudo.

•Após estabelecer o horário que melhor o satisfaça, cumpra-o rigorosamente, não esquecendo nem adiando nenhum dia, mesmo que se sinta cansado. Lembre-se: devemos amar a Deus sobre todas as coisas!

•Se você não tiver uma Bíblia, adquira uma. Compre, entretanto, em livrarias católicas pois as versões comercializadas por livrarias evangélicas são incompletas quanto ao Antigo Testamento (faltam 7 livros e alguns trechos de Ester e Daniel). Existem Bíblias com uma linguagem mais simples (ex.: "Bíblia Ave Maria") e outras mais técnicas (ex: "Bíblia de Jerusalém"); leve aquela que esteja dentro da sua linguagem e das suas condições. Além disso, compre um caderno e também um comentário bíblico. As editoras católicas disponibilizam diversos comentários, dos mais simples aos mais completos. Folheie-os com calma e encontre um que atenda seus requisitos de linguagem e complexidade.

•Adquirido o material e chegada a hora do estudo, com a Bíblia nas mãos, inicie com uma oração ao Espírito Santo, pedindo para que o ilumine. Pode ser a seguinte ou uma outra semelhante e espontânea:

"Espírito Santo: Tu inspiraste estas palavras. Ilumina a minha mente para que eu possa compreendê-las. Vem, Espírito Santo, ilumina o meu coração e o meu entendimento. Ajuda-me a reconhecer a Verdade eterna que preciso para agradar a Deus. Amém."

•Selecione a leitura. Há várias formas de se fazer isto... Você pode seguir a sugestão da Igreja e ler as leituras selecionadas para o tempo litúrgico em que estiver (algumas Bíblias trazem essa seleção de textos em apêndice no final do volume; caso sua Bíblia não possua essa indicação, imprima as páginas das Leituras Dominicais e Semanais que disponibilizamos neste Site) ou ler a Bíblia na forma sequencial, a partir do primeiro livro (neste caso, particularmente sugiro que se inicie pelo Novo Testamento - por ser mais dinâmico - para só depois se passar para o Antigo Testamento).

•Leia com atenção - sem pressa e meditativamente - cada versículo. Não se incomode de precisar voltar a ler alguma passagem não muito clara. Releia todo o texto mais uma ou duas vezes, pois sempre acabamos percebendo algo que deixamos escapar na leitura anterior...

•Identifique-se com os personagens em cada cena. Se estiver lendo os Evangelhos, coloque-se no lugar do sofredor Lázaro, no lugar de Mateus convidando Jesus para uma refeição... Considere tudo o que Jesus fala como diretamente dirigido a você. Ao ler as epístolas, além da voz do Apóstolo e do Espírito Santo, reconheça a voz da Igreja, exortando-o a aumentar e amadurecer a fé.

•Termine a leitura também com uma oração ao Espírito Santo, como, por exemplo: "Fala, Senhor: teu servo está te ouvindo. Aqui estou, Senhor!", ou "Senhor: aqui estamos, Tu e eu, juntos agora. Fala-me, pois eu te escuto!". Faça, então, um breve silêncio.

•Inicie o estudo lendo com calma e atenção o comentário sobre o texto lido. Leia também todas as notas de rodapé existentes na sua Bíblia: elas são importantes principalmente para os pontos mais obscuros.

•Prossiga o estudo tomando nota das passagens que mais o tocam.

Pe. Jonas Abib sugere cinco pontos:

1.Promessas: é tudo aquilo que Deus promete àqueles que cumprem (ouvem e praticam) a Sua Palavra. São promessas em que podemos seguramente confiar. Ex.: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles" (Mt 18,20); v.tb.: Jo 1,12; Lc 11,13; Ef 6,8.

2.Ordens: são os mandamentos que devemos obedecer durante a nossa vida, onde demonstramos a nossa fidelidade a Deus. Ex.: "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 13,34); v.tb.: Mt 5,37; Mc 16,15; Lc 6,27-28.

3.Princípios Eternos: são as leis que regem o Reino de Deus e não devem ser confundidos com as ordens. São os segredos do funcionamento do Reino. Ex.: "Para os puros, todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes, nada é puro; até sua mente e consciência são corrompidas" (Tt 1,15); v.tb.: Lc 6,36; 18,14; 1Tm 6,7.

4.Mensagem de Deus para Hoje: certamente Deus tem uma mensagem para você. Faça de maneira pessoal, com suas próprias palavras.

5.Como Aplicar a Leitura na Vida: é a parte mais pessoal e mais concreta. Anote e coloque em prática tudo o que descobrir. É a maneira decisiva para mudar o comportamento (ser e agir) e o relacionamento com Deus.

•Para terminar o estudo, releia o comentário bíblico e as suas anotações. Observe, então, a incrível unidade que existe entre eles. Se você quiser - e é altamente recomendado!! - tente relembrar a leitura do dia anterior; se possível, memorize o versículo principal, o núcleo da mensagem.

•Termine o seu "dever de casa" com uma oração espontânea agradecendo a Deus pelas descobertas do dia e certo de ter aumentado a sua intimidade com Ele. Lembre-se sempre: Não caia no erro de querer ler somente a Bíblia sem a ajuda da Igreja, achando que pode interpretá-la de forma particular. Essa tese

é protestante e anti-bíblica. Foi por causa disso que o sectarismo se instalou no mundo cristão, existindo hoje mais de 20.000 denominações - todas elas com mensagens "muito particulares" e distintas umas das outras.

Autor: Carlos Martins Nabeto - Fonte: Agnus Dei

______________________________________

SINAL DA CRUZ - Há dois modos: http://www.arcanjomiguel.net/oracao_cura.html

1. Pelo sinal da santa cruz , livrai-nos, Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. (Usando a mão direita, com o polegar, faz-se uma pequena cruz na testa, outra nos lábios e outra no peito). Mais propriamente, denominamos este sinal: Benzer-se ou persignar-se.

2. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. (Usando a mão direita, encosta-se a ponta do indicador na testa, depois no peito, na extremidade esquerda do ombro e em seguida na extremidade direita do ombro).

CREDO (ou CREIO)

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

ORAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, cobri-nos com vosso escudo, contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o, Deus, instantemente o pedimos e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

São Miguel Arcanjo, protegei-nos na luta para que não pereçamos no tremendo juízo. Sacratíssimo Coração de Jesus. Tende piedade de nós!

ORAÇÃO DE SÃO BERNARDO

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido a vossa proteção, implorando o vosso auxílio, e reclamando o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança, ó Virgem das virgens, como à Mãe recorro e de vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus, mas dignai-vos de as ouvir propícia e me alcançar o que vos rogo.

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.

ALMA DE CRISTO

Alma de Cristo, santificai-me.

Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me.

Água do lado de Cristo, lavai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me.

Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas Chagas, escondei-me.

Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno, defendei-me.

Na hora da morte, chamai-me,

e mandai-me ir para vós,

para que com os vossos Santos vos louve,

por todos os séculos dos séculos.

Amém.

ORAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Espírito Santo,

enchei os corações dos vossos fiéis

e acendei neles o fogo do Vosso amor.

Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado,

e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com

a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas

segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação.

Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Divina Trindade, eu vos peço:

- Fé para crer firmemente em vós e na vossa Palavra.

- Esperança para nunca desanimar no caminho.

- Caridade para vos amor no meu próximo.

Deus e Pai, eu vos ofereço, em união com Maria, as orações e boas obras, as alegrias e sofrimentos deste dia.

Renovo o propósito de cumprir, com amor e fidelidade, os meus deveres comigo mesmo, com a família, com a minha comunidade

Jesus, José e Maria, eu vos dou meu coração e minha alma.

Jesus, José e Maria, assisti-me na minha agonia.

Jesus, José e Maria, que eu morra em paz na vossa companhia!

SALVE! CRUZ VITORIOSA!

O’ Cruz, tu foste a última moradia do Cristo terreno.

Eras instrumento de derrota, mas te tornaste o trono da vitória.

Representavas a morte, e te tornaste o símbolo da ressurreição.

Representavas o instrumento da tortura, e te tornaste o símbolo da acolhida.

Representavas o medo, e te tornaste o símbolo da coragem.

Abraçaste o Cristo, para que ele nos abraçasse.

Compartilhaste com ele a derrota, para depois dividir com ele a vitória.

Salve, ó Cruz bendita!

ENSINA-ME A AMAR

Senhor, Deus de Amor, ensina-me a amar.

Mesmo que meus olhos se fechem...

Ensina-me a amar.

Mesmo que os meus ouvidos se ensurdeçam...

Mesmo que minha boca silencie,...

Mesmo que meus braços e pernas se cansem,

Mesmo que o mundo me apresente outros valores,

Mesmo que os meus irmãos me traiam,

Mesmo que a esperança se vá,

Mesmo nos momentos sem fé,

Eu quero amar, Senhor.

Primeiro a Vós. E em Vós, o meu próximo

Amém.

É GRATIFICANTE FALAR:

- de verdade e não de mentira;

- de justiça e não de calunias;

- de bondade e não de aspereza;

- de compreensão e não de intransigência;

- de perdão e não de condenação;

- de desculpa e não de acusação;

- de conciliação e não de intriga;

- de calma e não de irritação;

- de desapego e não de egoísmo;

- de edificação e não de escândalo;

- de ânimo e não de desânimo;

- de conformidade e não de lamúria;

- de amor e não de ódio;

- de alegria e não de tristeza;

- de fé e não de descrença;

- de esperança e não de desespero.

BÊNÇÃO DO LAR

Deus e Pai de misericórdia, criador de todas as coisas!

Invocamos o teu Santo Espírito sobre este lar e seus moradores.

Assim como visitaste e abençoaste a casa de Isaac e Jacó, visita-os e guarda-os na tua luz.

Guarda estas paredes e seus moradores de todos os perigos do incêndio, da inundação, do raio, dos assaltos, de todo e qualquer mal.

Afasta-os da divisão e falta de fé.

Venham teus anjos mensageiros da paz habitar nesta casa.

Abençoa e guarda este lar e todos que o visitam. Amém!

Ato de adoração a Jesus às três horas

Eu Vos adoro, meu Salvador Jesus Cristo, expirando na cruz por vosso amor: eu vos dou graças por me terdes resgatado com a vossa morte. pai eterno, eu Vos ofereço o Vosso amado Filho pendente na cruz, nu, chagado, transpassado de espinhos e de cravos, desfalecido, padecente a agonizante. Sim, ó meu Deus, é o Vosso amado Filho que Vos ofereço neste lastimoso estado; recebei o Seu Sacrifício; aceitai a oferenda que Vos faço. É meu resgate, é o sangue de um Deus, é a morte de um Deus, é o próprio Deus que vos ofereço para pagamento e satisfação das minhas dúvidas. Eu vo-l ofereço também para alívio das almas do purgatório, dos aflitos, enfermos e agonizantes; pela conversão dos pecadores, pela perseverança dos justos e para vos pedir a graça de uma santa vida e de uma boa morte.

Amém.

Ó Maria

Ó Maria, aurora do mundo novo, Mãe dos viventes, confiamo-vos a causa da vida: olhai, Mãe, para o número sem fim de crianças a quem é impedido nascer, de pobres para quem se torna difícil viver, de homens e mulheres vítimas de inumana violência, de idosos e doentes assassinados pela indiferença ou por uma compaixão.

Fazei com que todos aqueles que creem no vosso Filho saibam anunciar com desassombro a amor aos homens do nosso tempo o Evangelho da vida.

Alcançai-lhes a graça de o acolher como um dom sempre novo, a alegria de o celebrar com gratidão em toda a sua existência e a coragem para testemunhar com laboriosa tenacidade, para construírem, juntamente com todos os homens de boa vontade, a civilização da verdade e do amor, para louvor e glória de Deus criador e amante da vida.

Amém.

Súplica a Nossa Senhora, Mãe das Vocações

Mãe dolorosa, peço-te, pelo teu sofrimento na morte de teu Filho, que ofereças ao Pai eterno o precioso Sangue que jorrou das chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado, pelos pobres sacerdotes transviados que se tornaram infiéis à sua sublime vocação, para que quanto antes voltem junto ao Bom Pastor.

Amém.

Invocação à Santíssima Virgem

Alma de Maria, santificai-me.

Coração de Maria, inflamai-me.

Mãos de Maria, amparai-me.

Olhos imaculados de Maria, olhai-me

Lábios de Maria, falai-me.

Dores de Maria, fortalecei-me

Ó doce Maria, atendei-me.

No coração de Jesus, escondei-me.

Não permitais que de vós me afaste,

Dos meus inimigos, defendei-me.

Na hora da morte, chamai-me e levai-me para o meu querido Jesus, para convosco O amar e louvar por todos os séculos dos séculos.

Amém.

Consagração ao Imaculado Coração

Santíssima Virgem Maria, movido pelo ardente desejo de amar-vos como Mãe querida e promover uma terna devoção ao vosso Imaculado Coração, digníssimo de todo amor e veneração e tão transpassado de dor pelas blasfêmias e ingratidões dos homens, humildemente me prostro aos vossos pés e consagro ao vosso coração doloroso e imaculado para sempre: meu corpo, minha alma, minha vida, meu coração e todo o meu ser.

Aceitai, Mãe amorosíssima, esta consagração e guardai-me sempre em vosso coração materno. Ó minha terna Mãe, em vós confio, quero amar-vos sempre mais e servir-vos com toda fidelidade.

Abençoai-me, protegei-me e preservai-me de todo mal.

Amém.

Hino de Louvor aos Corações Santíssimos

Amados, louvados e benditos sejam em todos os lugares e por todos os povos o Coração Eucarístico de Jesus e o doloroso e Imaculado Coração de Maria!

Amém.

Oração de oferta aos Corações unidos de Jesus e de Maria

Pai celeste, com confiança, nós vos oferecemos os corações unidos de Jesus e de Maria, as chagas vitoriosas e sangrentas de Jesus e as lágrimas da nossa Mãe do céu. Senhor, seja feita a Vossa vontade!

Amém.

Súplica ao anjo da guarda

Ó meu anjo da guarda, príncipe celestial e meu amoroso tutor, alcançai-me o perdão dos desgostos que a Deus e a vós tenho dado, e imprimi na minha alma tão profundo respeito para convosco que nunca me atreva a fazer coisa que vos desagrade.

(Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória)

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel arcanjo, protegei-nos no combate, cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malígnos que andam pelo mundo para perder as almas.

Amém.

Oração pelos doentes a São Rafael

Ficai conosco, ó arcanjo Rafael, chamado Medicina de Deus! Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e trazei-nos a saúde e toda plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém.

Oração a São José

Ah! Vós que ninguém jamais invocou em vão! Vós cujo poder junto a Deus é tão grande que se diz: "No céu José manda, não suplica!", rogai e intercedei por mim junto a Jesus. Sede meu advogado junto a este divino Filho, de quem fostes na terra protetor fiel. Ajuntai a todas as vossas glórias aquela de ganhar a causa desesperada que vos confio............. (citar o que se deseja). Eu creio, sim, eu creio que podeis acudir os meus votos, livrando-me das penas que me acabrunham e das amarguras de que sofre a minha alma. Tenho, além disso, confiança em que nada deixareis de fazer em favor do aflito que vos implora. Humildemente prostrado a vossos pés, eu vos peço: Tende piedade de minhas súplicas e de minhas lágrimas, cobri-me com a vossa misericórdia e abençoai-me. Assim seja.

http://www.bibliacatolica.com.br/conhecendo-a-biblia-sagrada/41/#.U8PKTk25fcc
Enviado por J B Pereira em 14/07/2014
Código do texto: T4881335
Classificação de conteúdo: seguro