Trecho do livro "Quo Vadis?"

Desta vez, porém, foi iniciado pelos andábatas, gladiadores de capacetes sem abertura para os olhos, e que se iam bater às cegas.

Apareceram, ao mesmo tempo na arena, doze dêsses combatentes, que começaram a acutilar o vácuo com os seus gládios, enquanto os mastigóforos os impeliam uns para os outros por meio de longas forquilhas. O público elegante contemplava com indiferença êsse espetáculo desprezível; mas a plebe se divertia com os gestos desasados dos atletas; quando sucedia encontrarem-se de dorso, ressoavam ruidosas gargalhadas. E gritavam "à direita", "à esquerda", "em frente!", iludindo propositalmente os contendores. Às vezes os adversários atiravam fora os escudos e, apertando-se mùtuamente com as mãos esquerdas, combatiam com a direita até a morte de um. Os que caíam, levantavam os dedos para implorar piedade; mas no princípio do espetáculo o povo exigia a morte dos feridos, especialmente quando se tratava de um andábata, que, tendo o rosto coberto, era para os espectadores um desconhecido.

Diminui pouco a pouco o número dos combatentes, dos quais, por fim, só ficam dois. Impelidos um para o outro, baquearam na arena e Mùtuamente se estoquearam até morrer.

Henryk Sienkiewicz
Enviado por Douglas Costa Pacheco em 04/03/2020
Código do texto: T6880223
Classificação de conteúdo: seguro