23 — Missionário Eu?

Bastante coisa se passou dês do dia que tive que disciplinar minha filha, sua disciplina esta quase acabando, irei enviar uma carta retificando isto na igreja onde ela congrega. Mas sabe quando algo acontece para mexer com coisas que precisavam serem expostas? 
E é bem isto que ocorreu na Igreja onde eu pastoreio. Primeiro, minha filha, errou não eu. Os mais conservadores ( e não são poucos) logo aproveitaram para demonstrar que eu falhei na educação cristã da minha filha, fiquei sabendo que enviaram até uma carta com vários membros assinando para a retirada minha e da minha família da igreja onde eu pastoreio por quinze anos. 
Agora estou dirigindo o carro pastoral, até o pastor presidente da nossa cidade, ele quer falar comigo. Sei que não deve ser coisa boa, pois por dois motivos ele convida para ter digamos uma conversa mais de perto, ou uma promoção ou algo não tão bom assim, já vi vários casos, e agora era eu o caso. — Calma amor, o que for estarei sempre contigo falava minha amada Neide, -Você de todos os modos agiu corretamente, e Deus vê sinceridade no seu coração como eu sempre vejo também. Que bom ter uma mulher sabia ao meu lado, senão fosse por ela, já haveria sucumbido. E segundo o pastor conselheiro:

Flash back:
— Pastor, fico feliz por você estar concorrendo para a presidência das nossas igrejas sempre ajudei o senhor em tudo no que foi necessário. Sempre fui desta igreja, já a quarenta anos de ministério, sou seu co-pastor e o ancião mais velho da igreja. Olhei para ele e sorri e disse:
 — Sim, você é um servo de valor, sempre me ajudou em tudo nesta igreja.
— Então pastor tenho algo para lhe contar estou um pouco envergonhado mas quero te contar.
— Conte irmão, conte, você é o co-pastor, mas também é uma ovelhinha, se eu puder te ajudar ajudarei.
— Mas isto envolve o Senhor. Olhei para aquele ancião, sentia algo estranho nos seus olhares no seu agir, mas nunca pensei que ouviria aquilo.
— Pastor, já estou a quarenta anos nesta igreja, e o meu sonho sempre foi pastorear ela, se o senhor for o pastor presidente liberará ela, peço humildemente que me indique, pois é questão de honra para mim pastorear esta igreja. Te suplico que me indique.
Olhei para ele, realmente tinha desarmado ele, mas o meu co-pastor nunca que imaginava que assinei não naquele formulário, nunca ele imaginava que continuaria naquela congregação, e nunca imaginaria que hoje iria ter que disciplinar a minha filha na santa ceia.
Flash back:
— Qual será o assunto amor que eles querem tratar contigo. Claro que eu sabia que coisa boa não era, e também sentia que muitas conversas ocultas estavam tendo nas minhas costas, mas nunca colocava estas preocupações nas costas da minha querida Neide.
— Amor, sempre fui um servo. e sempre serei, com igreja sem igreja sempre serei um servo de valor. Meus atos, sempre foram verdadeiros, e Deus conhece o meu coração. Ela pegou bem forte na minha mão, virava uma e dua esquinas e enfim na igreja sede. Entrei, esperamos numa sala, conversei com o tesoureiro geral que elogiou nossa administração. E o secretário convidou-me a entrar para conversar com o Pastor presidente.
Entre, pastor...
Ele começou a conversar comigo amistosamente, parecia nem saber o que estava ocorrendo na minha congregação se sabia disfarçava muito bem, contava coisas nostálgicas e contava que foi um missionário, não entendia bem o rumo da conversa, mas não via maldade nem digamos jogar verde para que eu falasse algo sobre o que eu desconfiava estar ocorrendo na minha igreja.
— Pastor, investimos muito no Senhor, gostaríamos de ver você como o pastor presidente, e hoje de manhã recebo uma ligação bombástica.
— Como?
— A convenção na atribuição do seu secretário ligou-me dizendo que ao fazer a conferencia dos formulários algo até então inédito ocorreu. Você se negou a participar. Você poderia me explicar a sua decisão?
Contei-lhe toda a história da minha filha dela ter se envolvido com um namorado rapidamente, e este iludido ela e ela se deitado com ele ocasionando o ato pecaminoso de fornicação.
— Mas amigo, isto poderia ser um assunto interno, a sua candidatura estava em jogo. Por mais errado que seja não era você o pecador. Esbocei um choro, contive-me com todas as minhas forças, sentia que o rumo da conversa já estava traçado e não seria bom.
— Segui a minha consciência.
— Mas irmão, era realmente necessário você como candidato, estaríamos levantando uma comissão para ajudar a sua vitória, pois é importante para nós você como representante.
Olhei no fundo dos olhos daquele pastor, sentia muita sabedoria em seu modo de agir, entendia que realmente era importante um representante isto é fato.
— Chegou algum comentário ao Senhor sobre como anda a minha congregação?
— Chegou sim, mas confio na sua desenvoltura, você poderá contornar o pequeno deslize da sua filha e retomar a credibilidade a sua família.
Olhei novamente a ele, precisava ser sincero e isto iria me custar muita coisa...
Pastor presidente dos distritos desta capital, onde eu pastoreio um distrito. Sabe realmente o que houve? Outra vez contei-lhe tudo, sobre a minha filha ter engravidado, sobre ela ter que mudar de cidade para o interior onde estava sendo cuidada por minha irmã. E principalmente sobre a conversa, e o modo de agir do co-pastor. Ele escutou tudo atentamente, e me disse assim:
— Pastor, espere uns quinze minutos na sala de espera, vou consultar outro pastor, e resolveremos o seu caso. Muito obrigado pela sinceridade. Já te convido a estar aqui conversando novamente.
Quinze minutos se passavam eram eternos, deixei a Neide na recepção, ela não poderia entrar nos corredores por normas pastorais somente diáconos presbíteros passeavam por aqueles corredores. E demorava, e demorava, sentia formigão nas minhas pernas. O que fazer? poderia omitir varias coisas, mas meu Deus me vê como fogo abrasador, não poderia viver omitindo nada, precisava ser sincero, mesmo que para isto meu ministério estivesse em jogo.
Entre novamente pastor, disse o secretário que recebera uma ligação, do ramal da sala do pastor presidente do distrito.
— Pastor, agradeço a sinceridade, o seu co-pastor realmente falou sobre a sua filha sobre a fornicação que ocorreu e também disse que ela mudou de cidade. Entendo que preservou sua filha e agradeço por ser sincero conosco. Agora tinha outro pastor ao seu lado. Digo-te que foi uma decepção tudo o que ocorreu, pois seu nome era certo para assumir a presidência. Mas entendo, como certamente você entende também que era um plano de Deus para a sua vida tudo o que ocorreu.
Eu lhe disse: — Eu entendo assim.
Mas por outro lado, o seu co-pastor é um ancião, cuida bem da sua igreja não é? Isto era real não poderia ser hipócrita em falar mal do co-pastor. É verdade. Mas você pastor é um homem pleno, integro, o co-pastor, tem muitas qualidades a melhorar. Gostaríamos de oferecer uma oportunidade de Missão a você. Não gostaria de deixar prazos é Aceita ou não aceita. E sobre o co-pastor, se você aceitar, gostaria de deixar ao seu critério indicar-lo ou não.
Abaixei minha cabeça orei baixinho, escutava o Espirito Santo dizer-me: -Aceita.
Olhei para o pastor e disse: -Aceito, não me interessava nem saber para onde era, aceitei, nem consultei a Neide, aceitei, nem pensei muito aceitei. simplesmente aceitei. Chorei, agora não aguentei, aceito sim, vou ser servo onde Deus me enviar.
E sobre o outro pastor o seu substituto?
— Como você disse pastor presidente distrital, ele tem muito a que melhorar mas ele tem um amor incondicional pela congregação.
— Sabe porque eu pedi quinze minutos pra consultar ele? E olhava ao outro pastor sem entender direito o porque dele estar ali. Pedimos sua ficha cadastral para consultar melhor as suas qualificações e este pastor estava a tempos procurando alguém com o seu perfil. Ele veio de longe.
— Pena que ele se comunica muito mal na minha língua portuguesa, mas com você ele não terá dificuldades não é mesmo. E o tal pastor começou a conversar comigo, contava que precisava de um pastor para pastorear uma igreja distrital com 400 membros, muitos latinos, e a conversa fluía, estava meio enferrujado mas era como andar de bicicleta.
E o pastor presidente novamente falava.
Então aceita mesmo mudar para Nova York assumir a igreja que este pastor deve de ter apresentado.
Era muita benção para o mesmo dia, disse novamente: Of course!
Mas peço para despedir-se da sua igreja, contar o que realmente ocorre com sua filha e semana que vem voar para as Américas...

Não quero ir para os Estados Unidos

Quando terminei a reunião saí tal qual o Salmos 126 onde os cativos viviam em escravidão e do nada ganharam a retomada para a sua casa, mas o que me fez sentir-me dentro daquele Salmos foi essa parte: -estávamos como os que sonham- : Realmente eu estava sonhando anestesiado sem compreender bem o que seria de hoje em diante? O pastor que veio me buscar para morar nos Estados Unidos, disse que sentiu que era o meu chamado quando me viu... Eu nunca que imaginava receber aquela notícia, agora saindo desta sala vou encontrar minha esposa.
— Como foi amor? Perguntou Neide curiosa... e ansiosa...
— Vamos no carro amor, dei-lhe um beijo na testa. Conversaremos melhor quando estivermos voltando dirigindo.
Entrei no carro, ela só me olhava estava nervosa, afinal era a nossa vida em jogo.
— Eles fizeram-me um convite e eu aceitei.
— Um convite?
— Sim amor, era um sonho que eu nutria no meu coração, todas as madrugadas eu regava ele. Falando assim foi fácil para a Neide já desconfiar do que se tratava, todos os dias de madrugada, orava me inglês era uma conversa quase que intima, tendo em vista que a minha esposa tinha dificuldade com a língua. Mas era um sonho que eu nutria de modo intimo, não comentava com ninguém era uma conversa intima só minha com Deus. E estava ali a resposta para minhas orações.
— Não vai dizer que...
— Que eles me convidaram e eu aceitei de ir morar nos Estados Unidos, pastorear uma igreja lá...
Neide ficou calada, conhecia ela como me conhecia, sabia que ela ficou apreensiva e não gostou da noticia.
— Não quero ir para os Estados Unidos. Parei o carro em um estacionamento para conversar com calma.
— Não quer? Ela ficou calada, ela não era disso de dificultar as coisas. Amor, você não pensou que a Lara esta grávida, precisará de toda a ajuda do mundo. E por outro lado, sinto um vazio enorme toda a vez que passo no quarto dela e esta vazio. Já são três meses sem minha criança. Me sinto uma péssima mãe, sem poder acompanhar minha filha nas consultas, sem estar com ela. E simplesmente mudar de país e deixar a minha filha assim a Deus dará. Não posso.
Realmente estava sendo egoísta, era uma ótima oportunidade de se ver livre dos problemas que acarretaram-se la na igreja mas a Neide tinha razão, independentemente de qualquer coisa, de qualquer doutrina ou situação a Lara era a nossa filha e ela estava precisando de cuidados, nem digerira a informação que seria avô de um meninão.
E Neide chorava: — Outra coisa, nossa criança vai ser mãe solteira, quem vai registrar o meu neto? Você disse que cuidaria dele como um filho, esta sua atitude é fugir desta responsabilidade.
Que situação! nem sabia o que dizer, só sabia que ela como sempre estava completa e cheia de razão.
***
T-shirts Lo que tal?

Lorena se ambientalizou com a cidade com uma facilidade imensa, o que mais a cativava era os retalhos as agulhas as maquinas de overlock tudo aquilo deixava minha amiga feliz da vida. Quando falava do André, ela ficava desconcertada e dizia: -Não quero saber daquele Ogro depravado, tentei especular sobre esse tal grupo ela sempre desconversava. Tínhamos combinado de sentar na mesa e conversar sobre uma nova coleção de camisas e assim estávamos reunidas eu a Lo e a minha querida tia Iasmim.
Os nossos clientes pediram novidades disse, era eu que conversava por telefone com eles, acertava os pedidos, as vezes ia entregar com a tia, e efetuava os pagamentos, as compras de tecido, entre outras coisas, no começo pareceu-me difícil mas com o tempo até que tomei gosto. — Costurar? tentei uma ou duas vezes, só serviu para espetar meus dedos e desperdiçar tecido, tecido aqui em casa é como dinheiro. Minha tia sempre dizia isto agora entendia na pele isto.
Sabe Lara queria se a tua tia permitir idealizar uma coleção de camisetas pra grávidas como você, para isto o que você mais gostaria de estar vestindo se tratando de uma camiseta leve, e de malha como a tua tia produz. Dei uma risada, sentia-me a entrevistada, e não sabia o que dizer, minha tia disse: -Ótima ideia essa de camisas para gravidas, e poderíamos vender kits para todo o momento de gravidez. Olhei para ela e não sabia o que responder...
— Não sei Lorena, só sei que amo ficar com as mãos no meu ventre.
Lorena levantou, olhou, olhou, e sentou, pegou um papel e começou a desenhar, ela desenhava maravilhosamente bem, ela disse um dia que aquilo era croqui, não entendi muito bem, ela viajava naquela de moda... Eu nunca gostei.
— O que você acha disto usaria? Olhei era uma fofa camiseta, lembrava uma mamãe canguru, o que gostei demais foi a ideia dos bolsos para eu colocar minhas mãos no meu ventre, sentir meu filhinho pois era o que eu mais gostava de fazer em todo o tempo.
E minha tia disse: -E poderíamos fazer um kit de três meses, de seis meses e de nove. Amei isto guria se tem talento, que coisa linda.
E começamos a desenhar diversas camisetas divertidas, bem a cara da Lorena, eu sugeri, poderíamos assinar como T-shirts Lo essa coleção, lembrava do tempo que o pai tentava me ensinar inglês ele sempre dizia: T-shirt é camisa em inglês sempre lembrava disto. A Lorena quase saltou da cadeia de tanta felicidade e achou super original o nome.
Minha tia foi atender o telefone, trouxe-me, estávamos num processo criativo que nem escutávamos que o telefone tocava sem parar. Era meu pai, estranho sempre é eu que ligo pra eles. Falei que sempre eu ligaria para não preocupar meu pai e minha mãe, atendi o telefone.
— Como? Estados Unidos? Glórias a Deus!
Meu pai sempre quis ir morar nos Estados Unidos, sempre assistia na internet noticiário em inglês, e pensava em inglês, as vezes tinha que chamar a atenção dele pois eu não entendo tão bem assim este outro idioma, a mamãe nem se fala. Mas eu sabia que era um sonho.
— Pai, o Senhor deve estar vivendo um sonho. Eu pensava , eu também estava vivendo um sonho ali, criando uma coleção de camisas com a minha melhor amiga, alias, minha irmã de escolha, e a tia que me acolheu num momento tão difícil.
— Eu ir junto? Fiquei calada estática imóvel não sabia o que responder...
Waldryano
Enviado por Waldryano em 24/07/2019
Código do texto: T6703793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.