22 — Santa Ceia

O Culto começou, noite de santa ceia, onde relembramos o ato de amor de Jesus Cristo por nós pecadores, sim, estaremos participando do corpo e do sangue. Nossa Igreja no dia de santa ceia lê o nome dos membros que devem ser disciplinados ou excluídos, também é lido algumas resoluções administrativas e isto que estou um pouco tenso, minha filha, passará por esse crivo da igreja ela será disciplinada por fornicação, que é o sexo fora do casamento.
A pregação, foi um presbítero da igreja que passou, e após é lido a resolução com os nomes, por conta de cautela, não coloquei o nome da minha filha ainda na lista, vou pedir para colocar no ultimo momento quando for realmente feito esta leitura para diminuir o impacto ou evitar eventual falatório antes do momento. O secretário que faz essa leitura.
— Então pastor, esta preparado para exercer o cargo de pastor presidente? Fiquei sabendo que as chances suas de ser o pastor presidente são altíssimas, e você aquele dia assinou o formulário... Perguntava o meu conselheiro, também dos membros de púlpito o mais velho da igreja, por isto chamamos ele de ancião da igreja.
Fiquei observando as reações dele, e pensei que ele realmente desejava que me tornasse o pastor presidente, e isto me deixava inquieto, seria um desejo de amigo, ou uma conveniência.
Sim, amado assinei o formulário e tracei meu futuro lá. Só a Neide sabia que na realidade na ultima pergunta optei por não ser candidato a pastor presidente... Foi uma forte decisão, mas minha casa pede socorro, e escolhi minha casa, orei, pedi perdão, mas entendo que Deus faz conforme Ele quer, e se fosse para ser o pastor presidente, tudo caminharia para isto.
E ele continuou inconvenientemente querendo conversar no púlpito, o meu nervoso só aumentava daqui a pouco teria que pegar aquela lista e colocar o nome da minha filha, e esperar a reação da igreja.
— Pastor,daqui a pouco a lista dos disciplinados e excluídos não é? Ainda bem que esse mês tivemos poucos escândalos, isto contribui para a sua candidatura. Ficava incomodado com a retomada do comentário sobre a candidatura, só Deus sabe quanto foi amarga a decisão de fazer o correto, só Deus sabe o quanto queria aquela vaga. e só Deus sabe o quanto amo minha filha, não poderia ser um pastor presidente encobrindo e fazendo de conta que não houve o que houve: — Minha filha grávida fornicando com o namorado. A filha do pastor em pecado.E o pastor querendo ser o pastor presidente de várias igrejas. Não era correto prezo por minha salvação, posso perder tudo nesta terra mas não posso perder a minha salvação.
— Conselheiro, disse com voz áspera: -Serão lido nomes de pessoas que falharam, e terão de ser disciplinados e excluídos como você bem disse, afim de respeitarem as doutrinas da igreja, lembrando que essas doutrinas são bíblicas. E sobre ser presidente, vejo que você tem um interesse grande desta candidatura, não é?
— Sim pastor, quando um progride os outros também progredirão.
Fiquei tentando entender o comenta rio anterior, e minhas pernas tremiam, chegaria o momento de ter que ler na igreja, sim, aquela mesma igreja que interruptamente em quinze anos ministrei as ceias, e tive que disciplinar e excluir por faltas muitos membros, também outros tantos adentrando no aprisco, mas desta vez, a ovelha a ser disciplinada era a minha própria filha isto corroía o meu coração.
Fui ao banco que estava sentado o secretário e disse discretamente: — Posso ler, a resolução? — Claro pastor o Senhor é a voz máxima desta igreja, quando bem entender pode ler, fazer conferencia, somos servos, e o Senhor é o lider, mas seja rápido amado, pois serei o próximo seguindo a liturgia.
Fui no bolso do meu paletó, quando procurava a caneta, lembrava que a caneta que assinaria naquele momento a disciplina da minha filha, foi me dado por ela, muito elegante, folhada a ouro, onde ela mandou gravar meu nome. Chorei, o secretário não entendeu só disse:
— Esse ato de santa ceia nos emociona...
Enxuguei a discreta lágrima e entreguei a folha ao secretário, agora com a alteração que tanto me custou escrever, deveria passar por reunião presbiteral, mas todos os presbíteros entenderiam que eu como pai tenho o direito de agir assim, e por tratar-me do pastor a autoridade de agir deste modo.
E começou o secretário a ler, o começo leu, sobre as festas, a do circulo seria a próxima, falou-se o nome do pregador e cantora convidada, a igreja concordava, e outras eventualidades administrativas foi falado também, e começou o tão temido momento.
— Os excluídos são, o irmão (tal) por adultério, a irmã por precedente em fornicação e foi lido mais dois irmãos que pelo nervosismo nem prestava atenção do ato que fariam deles excluidos do rol de membros.
E foi comentado os membros que vão ser disciplinados por 6 meses, foram quatro no total. E os disciplinados por fornicação, estes terão três meses de disciplina, onde não poderão participar das atividades da igreja e falou o primeiro, o segundo.
E ele veio a mim, suava frio o secretário. Pastor, pastor, deve haver algum engano é o nome da sua filha aqui...

Meu Deus é um menino!

Muita coisa se passou, Lara já esta com seus três meses de gravidez, ansiosa que só, afinal hoje será a e ultrassom que ela irá fazer para saber se será um menino ou uma menina. — Lorena, onde você esta? Seu ônibus não vai atrasar, quero você aqui comigo. — Claro Lara, quando estiver aí quero lhe fazer um pedido todo especial. -Sim amiga, venha logo.
Tia, ficaram somente estas entregas, para fazer, mas o caixa esta meio apertado, as lojas querem novidade, disseram que a tempos a Senhora é bem tradicional com as suas estamparias. — A Lara, devo tratar disto preciso de inspiração, mas deixamos pra amanhã, hoje o dia é seu querida. Hoje você saberá se é um anjinho ou uma anjinha que esta aí dentro do seu ventre.
Passei a mão, sei lá, a gente é boba, sempre pensava que já estava dando chutinhos meu bebe, mas sei que é cedo, essa ultrassom queria tanto que o Tomás estivesse participando. Chorei, contido mas chorei. — O que foi querida, o que esta abalando o seu coraçãozinho. — Nada não tia, fico assim as vezes... — Filha essa criancinha aí dentro é benção de Deus, ela sobreviveu a aquele dia de hemorragia que quase se foi,agora é só benção. Conversei com a psicologa ela disse que você esta bem melhor, só uma crise neste período de tratamento, disse que esta quase te liberando para passar tranquilamente a sua gravidez, ela disse que somente uma coisa lhe aflige e precisa continuar tratando. — O que? perguntei curiosa. — Sua vida sentimental. A tia falou fiquei meio desarmada não sabia o que lhe dizer, veio o choro mais forte. — Calma Lara controle-se não deixe a emoção falar mais forte que a razão.Falava para mim mesma. Minha tia veio e deu-me um abraço aconchegante. — Filha você é bem novinha, tudo irá se resolver, você vai encontrar um homem que te mereça e te ame. — Não tia, nunca mais quero saber de homem, sofri demais com aqueles... Lindos olhos azuis, sei, um dia ainda quero conhecer esse tal de Tomás. Fale um pouco sobre ele, ainda demorará uma hora pra consulta, falava já estávamos esperando sentadas, minha ansiedade fez estar ali adiantadíssima.
A tia, tento todos os dias esquecer aqueles olhos azuis, eles olhavam para mim e pareciam decifrar a minha alma, parecia hipnotizada não sabia mais o que era certo ou errado.
Nossa menina foi um amor arrebatador este teu ein? — Sim tia foi, me entreguei confiei e amei, só isto. Mas não pensei nas consequências, foi a minha primeira e unica vez, se é que a senhora me entende.
Ele foi carinhoso, pelo menos? — Sim tia, um príncipe, pena que virou um sapo. A mãe dele quando tentei contar me distanciou de todos os modos dele. Ele disse horrores para mim quando quis terminar comigo.— O quê? O rapaz não sabe que será pai? — Não sabe e nunca saberá! Vou ser a mãe e o pai desta criança que mora aqui dentro de mim, nunca fui tão humilhada em toda a minha vida. Até na igreja o pai contou que me disciplinou, graças a Deus a Senhora me acolheu nesta cidade longe daquilo tudo eu não iria aguentar e o inocentinho que esta dentro de mim já estava não suportando tanta pressão, tantas coisas negativas.
— Mas Lara, você pode ficar na minha casa o tempo que desejar, ter seu filho e vou cuidar de você, mas sua vida sentimental querida você tem que fazer os acertos aí dentro, e falava a minha querida tia passando as mãos nos meus cabelos. A mãe deve estar preparada para estar total ao seu filhinho.
— Sim tia, eu amo o meu filhinho a partir do momento que ele nascer será eu e ele neste mundo.
A mãe e o pai da Lara não puderam ir por conta de uma convenção, já Lorena estava quase chegando, saiu de ônibus direto pra cidadezinha do interior que Lara agora morava.
— É ela, disse Lara consultando o celular, recebera a mensagem da amiga que acabara de chegar a clinica. — Fique aí sentadinha que eu vou lá na recepção buscar ela... Disse minha querida tia Iasmim.
Já no consultório o doutor disse para Lara: — Será que conseguiremos ver o sexo do bebê? o seu coraçãozinho bate muito forte, escutava era vibrante, uma vida dentro de mim. E pensar que quase ceifei aquela vidinha, chorava novamente. — Nossa a mamãe esta muito emotiva hoje, dizia a enfermeira. E o pai da criança, perguntava o doutor. Lara ficou um pouco constrangida a tia Iasmim, disse. Ela terá este filho na minha casa ela é da capital, o pai mora lá. O doutor passava melhor o gel para procurar o angulo certo para a ultrassom.
— Entendo, seu bebezinho quer esconder-se de mim. Dava risadas... Mas eu descubro ele, é que neste horário ele esta dormindo... Disse a enfermeira... Dormindo? Não acostumava-me com a ideia de que uma vida estava ali dentro de mim. — Sim eles também descansam, você vai sentir daqui a algum tempo os chutes dele ou dela mais adiante. O médico disse: — Dele né, será um jogador de futebol...
— Como? dizia Lorena, É um menino? Sim, ele revelou olha aqui, e nem precisamos fazer aquela outra ultrassonografia, falava a enfermeira olhando e sorrindo... Limpava as mãos o doutor tirando uma luva azul de látex, agora rapidamente falava. — Parabéns mamãe, demorou um pouquinho e disse Lara serás mãe de um belo meninão.
Não sabia conter a emoção, tudo dizia dentro de mim que seria um menino, e ali o doutor dizia que seria realmente um menino, o instinto de mãe não falha sempre diziam pra mim.
Seu nome será Samuel, falei quase como num impulso, pensei na hora e falei. Samuel a tia olhou para mim e falou. Lindo Nome! A Lorena olhou e disse: — Um nome bíblico o filho de Ana aquela mulher que não conseguia engravidar e tinha uma Penina lhe importunando. Quando Lorena falou lembrei daquela mulher que prometera uma quantia financeira pelo meu filho, e sobre ela querer tanto gravidar e não conseguir, repensei e Disse: — E se fosse Davi? Também é bíblico... A tia disse Tanto Davi quanto Samuel são lindo, eu escolheria Davi pois o inicio da vida dele ele enfrentou um gigante não foi? Quase morreu, na hemorragia, e você veio pra cá uma pilha de nervos, hoje esta mais calma... Meu celular tocava, era ele meu pai atendi, contei-lhe a novidade a mãe sorria sem parar me deixou até emocionada, sentia o sorriso gostoso dela na voz ao falar no telefone. — Pai, Davi ou Samuel, perguntei para ele feliz da vida com um filhinho homem no ventre... -Davi... meu pai disse, depois ligo para vocês vamos terminar a consulta...
Já na casa, Lorena chamou a Lara em um canto reservado e contou o que lhe estava passando. Disse que dês de que terminou com o André, ela não conseguia encontrar felicidade naquela cidade, a sua mãe falava para ela viajar espairecer a cabeça, então me veio a ideia de vir passar sua gravidez aqui. Com a sua tia, posso ajudar na confecção, contou também que não passou na faculdade de odontologia, e estava um pouco frustada, enfim precisava mudar um pouco. — Mas você e o André eram um grude só menina? Não voltaram ainda? Já se passou bastante tempo não é? A Lara é complicado, ele quebrou minha confiança. — Mas conte-me o que de tão grave assim ele fez, nunca quis contar-me, disse Lara. Melhor esquecer, mas ele liga até hoje olhe... E Lara lia a mensagem dizia assim: — Amor estou no quarto mês pagando os nossos moveis por tudo que há de mais sagrado me perdoe, nunca mais entrarei nestes aplicativos... dizia... Mas Lorena o que é esse tal de aplicativo? Disse Lara, Lorena pensou pensou e contou-lhe uma meia verdade... Ele estava lidando com pornografia em um grupo, era nojento e ele se divertia com aquilo... Lara escutava quieta calada.
— Melhor não colocar a minha colher, Mas venha sim morar conosco, meu quarto tem uma beliche é modesta mas posso lhe oferecer ela, se a tia deixar é claro... — Não se preocupem com os gastos, tenho uma reserva para isto... Lara chamou sua tia que brilhou os olhos ao escutar a novidade.
Ela disse: -Posso ligar para a sua mãe? E ligou conversou reservadamente com a mãe da Lorena, ela veio com o telefone, e disse, não era necessário pedir autorização sei que tens dezoito anos, mas é bom conversar, sua mãe disse que você é um grude com a Lara, então pode passar uma temporada com minha sobrinha sim. Mas eu lhe pediria uma coisa...
— O que é dona Iasmim?
— Então menina precisava de inspiração para as minhas costuras, preciso criar uma nova coleção de camisetas, o meu eu criativo esta muito antiquado, aí que você entra, ajudando-me...
Quando dona Iasmim falou aquilo meus olhos brilhavam,desenhava camisetas na mente e imaginava diversas garotas usando elas na rua, passava vários modelos, nossa é um sonho.
— Claro, isto pra mim é um sonho.
— E eu onde entro nesta história disse Lara.
— Será a nossa mulher do dinheiro... Lorena abraçava-lhe dizendo: — Fora que é uma linda modelo podemos até especializar em alguma coleção para grávidas.. E abraçavam-se felizes da vida...
**
Lorena foi buscar suas coisas para passar a gestação com a sua melhor amiga, mas ela não percebeu que o seu ex noivo lhe seguia escutou a despedida no portão, e foi ao cumulo de acompanhar o ônibus até a cidade do interior. Nesta cidade ele buscou emprego de mecânico mas não conseguiu, dai veio-lhe a ideia de montar uma mecânica naquela cidade, e levar a tira colo o até então caseiro que depois do sucedido morava com ele. — Tomás, você tem que voltar para a sua casa, sua vida. — Meu pai me expulsou de casa depois de descobrir sobre aquilo que fazia, e o pai daquela guria me prometeu cana se voltasse por lá. Me ajude, e qualquer coisa, eu faço nesta sua oficina.
— Mas suas mãos são finas, aposto que nunca trabalhou na vida. (Até então em todos estes momentos Thomas, vivia de uma mesada que seus pais depositavam, mas como ele bem sabia isto iria acabar logo, logo.) André pensou, e disse: Bom, vou precisar de alguém para lavar as peças, e fazer algumas contas, pagar contas de luz, comprar peças, mas não posso pagar, pois estou investindo um dinheirinho sagrado neste negocio, posso te dar guarida, em troca deste tipo de serviço. Sem muitas alternativas, Thomas aceitou. Mal sabia ele que a Lara espera um filho dele e mora nesta mesma cidade.
Waldryano
Enviado por Waldryano em 24/07/2019
Código do texto: T6703789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.