MAJOR SIMPLÍCIO

António Simplício Farias, Major Simplício como era conhecido nas redondeza de Nova Russas, homem de ação, Major de poder, de fazendeiro, de valentia. O major era um título maior do que o Coronel. Geralmente Coronel era atribuído aos ricos fazendeiros, grandes latifundiários e metidos na política, quando era tudo isso e ainda por cima era valente, ganhava o título de Major, então major era um Coronel Valente, destemido e disposto à qualquer conflito, Com quem quer que fosse. Assim era Simplício, major Simplício, homem temido e admirado nas bandas de Nova Russas. Certa feita, tentaram tirar o major da eleição para prefeito, o ano era de 1956, e a rasteira foi premeditada no Palácio do governador, em Fortaleza. Quando faltava cinco dias para a eleição, o major Simplício soube através do seu Cabo eleitoral que seu candidato, Toninho da Meruoca, rico comerciante dono de farmácias na região, tinha feito um acordo com o governo para perder a eleição e eleger o candidato contrário ao major. O major foi pra casa, ficou na varanda olhando pro açude, escutando o choro da jaçanã e o apito dos marrecos, pensou, pensou de novo, e resmungos com se próprio, como pode o safado do parteiro me trair, como pode se vender, o que iria ganhar com tamanha traição. Ainda bem que faltavam cinco dias para a eleição e muita água ainda iria rolar debaixo da ponte.

Na manhã seguinte, em frente a sua farmácia ao lado do Banco do Brasil, no centro de Nova Russas o farmacêutico Toninho foi brutalmente assacinado com trinta tiros de 38, teve sua língua cortada, suas orelhas, e sua mão direita. Na mesma hora, seu filho, homem metido a valente, também fora executado, em Fortaleza, dentro da estação ferroviária João Felipe, no centro da cidade. Também com trinta tiros na cabeça, coisa que o deixou totalmente desfigurado, uma cena horrível se comentava na cidade. A três dias da eleição, major Simplício apresentava seu primo, Dr. Alceu Farias como novo candidado à prefeitura, em substituição ao finado Toninho. Dr. Alceu numa reviravolta sem precedentes ganha a eleição com somente três dias de sua candidatura e governou de 56 até 1964. Depois foi reconduzido pela revolução para ser prefeito indicado até 1972. Dr. Alceu passou 16 anos como prefeito de Nova Russas. Ele ainda hoje vive em Fortaleza, tem 92 anos, e vive muito bem. Major Simplício deu nome a uma cidade de Nova Russas e é pai de minha avó, Anita Farias, mulher que como seu pai era de uma valentia sem precedente, que o diga meu avô Ramalho Coelho.

Fred Coelho
Enviado por Fred Coelho em 20/01/2018
Código do texto: T6231026
Classificação de conteúdo: seguro