Natal? O que é isso?
Faço esta pergunta básica a todos vocês. O que vem a ser o natal? O que se concebe o direito de exister o Natal? Será uma data comemorativa tão importante a ponto de ser um feriado?
Sim, alguns dizem - ou grande maioria - que é o nascimento de Cristo, Nosso Senhor, outros dizem que é um bom momento para pensar um pouco sobre tudo o que fez no ano que passou e para refletir sobre os erros e acertos, sem contar muitos outros que simplesmente ignoram o natal.
Mas o que é o Natal? O que vem a ser esta data comemorativa que inspira tanto e a muitos e deixa tantos outros frustrados e enervados? Como explicar este momento único que acontece a cada ano e que, por mais que não queiramos, acabou por ser completamente capitalizado e tirado de sua essência intrinseca?
Não dá, não se estremecer as bases de algumas pessoas que acham que o Natal serve tão somente para dar presente e recebê-los sejam de amigos da onça sejam de amigos secretos. Ou afetar a crença que o Menino Jesus nasceu nesta época - de acordo com alguns historiadores, nem a data é esta -, e outros paradigmas que, por ventura, vieram a sofrer mudanças inexoraveis.
É uma pena que a mais provável resposta escapa de nossos dedos, de nossas mentes, de nossas almas. O quão superficial ficamos a ponto de não termos mais a devida sensibilidade de encarar a vida do jeito que ela é e pensar exatamente naquilo que somos?
Será que não é mais possível? Será que não conseguimos nos impor sobre nós mesmos para pensarmos mais a respeito de tudo o que somos ou imaginamos ser?
Onde está o pensamento libre e espontaneo? Onde está o espirito de natal que não leva em conta o presente ou o sentimento religioso? Onde está a aventura que é viver a vida?
Ainda existem? Ainda existe natal?