1 Conto de Natal

Era madrugada alta, quando o Gato Lindolfo foi acometido por uma fome dos diabos. Feito um torquinete, as tripas apertavam-lhe a barriga de tal modo, que os seus olhos azuis rodopiavam nas órbitas; deixando-os pretos, feito duas jabuticabas com um pingo brilhante no meio, reluzindo no bréu do ambiente. Situação desesperadora.

Espiou na vasilha, que estava brilhando. Nem um mísero grão de nada. Embora com direito à escolha, naquelas condições comeria até aço em decomposição Fechou os olhos em mais uma tentativa de dormir. Impossível. A barriga não dava sossego; ao contrário, roncava, ecoando no depósito de sacarias.

Colocou e tirou as botas várias vezes. "E agora". - enviou tal mensagem para o subconsciente. Calçou as botas, novamente. Tomou coragem e saiu para roubar a despensa do velho Tibúrcio. Devido os bons tratos recebidos, inclusive do Velho, fazia tempo que não arriscava sair de seus aposentos à noite.

Encontrou o Rato Querubim, que tentou-lhe roubar a resposta para sua pergunta principal, que era saber onde ele estava indo àquela hora. Lindolfo ouvia, dava uma risadinha marota e despistava: "caçar namorada".

Despediram desejando um ao outro boa sorte; e cada um seguiu a viagem. O Gato escalou a árvore que dava ao topo do telhado, arrancou uma telha e atingiu o sóton. Desceu deslizando as unhas das duas patas na parede lateral do chaminé; que aquecidas e desfazendo uma a uma pela alta temperatura, o fez berrar de dor: "miau, miaaaau".

De onde estava, o Rato ouviu o miado esganiçado. Sua mente comunicou ao seu corpo: " caramba, ele conseguiu uma namorada à essa hora". Sempre curioso, espreitou os ouvidos para ouvir o desfecho.

- Pá, pá. - Dois tiros secos e uma pergunta: "meus Deus, ele tinha tudo, água, ração e tosa em mãos. O que veio fazer aqui à essa hora? Vou ligar para o veterinário, quem sabe o ressuscita à terceira hora".

Querubim correu rápido para o seu buraco.

Naquele resto de noite natalina e por mais muitos outros, suportou a fome, que também atacava-lhe, impiedosamente na madrugada. Porém, por ser pequeno, miúdo da espécie dos camundongos, entra e sai sem alarde por qualquer buraco. Querubim sabe como ninguém, que se a fome fosse colorida, sem dúvidas, seria preta; e o pior: fome e morte caminham lado a lado; a diferença é que uma anda a passos curtos e a outra, a passos longos. Outra coisa que aprendeu com ela, é que ambas, as duas vestem mortalhas iguais.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 27/11/2019
Reeditado em 27/11/2019
Código do texto: T6804742
Classificação de conteúdo: seguro