Fragmentos
Partida...
Uma gota era um diamante, mas Lucas preferia uma lágrima. O diamante precioso tinha dureza, a lágrima seria compassiva, seria perdão. Sinhá enxugou os olhos, para apagar aquele traço de piedade. Quando Carolina e Jonas atravessassem a cancela seria uma partida definitiva.Desde então, todas as tardes, o pai e a mãe ordenhariam as vacas, como se as tardes fossem as mesmas,porque as estrelas não mudavam a sua rota.
Precocidade
Embora não percebesse, o menino a olhava com muito medo, encolhendo-se cada vez mais no canto da sala. Era ainda muito pequeno, mas já queria muito entender o sentido das palavras estranhas numa língua que não sabia, cujo ódio, entretanto, sentia.
Esvaziamento
Os avós começaram a encolher-se em seu mundo, e ele se tornava gigantesco, porque trazia um universo de recordações. Às vezes eles sorriam, outras vezes riam alto, e era um riso rouco, que depois se transformava em choro, quando a lembrança daquela madrugada ficava mais dolorosa. Agora a casa ficara grande demais. Uma ilusão de cada vez ia sendo apagada. Não viriam as crianças. Logo, também não haveria árvore de Natal , nem presépio. A casa passou a gostar de ficar escura.
Maria Felomena Souza Espíndola