Onde está sua paz?

Ele se acomodou no banco da praça. Acendeu o cachimbo e ficou fumando e olhando os pássaros. Uma moça passou apressada e espantou os pássaros. Outro, dessa vez um homem, também espantou os pássaros que haviam voltado a se agrupar.

Um adolescente mexendo no celular sentou ao seu lado. Ele continuou olhando os pássaros. Volta e meia passava alguém espantando os pássaros.

Pássaros estúpidos. Não tem sossego aqui, mas eles teimam em voltar- disse o garoto.

O homem segurou o cachimbo e riu do menino.

Você acha que paz tem a ver com o ambiente? Perguntou ao menino.

Claro que sim. O menino respondeu.

Você tem paz?

O menino pensou. Disse depois. Eu acho que tenho.

Acha? Então não tem. Olhe só rapaz, a paz está com os pássaros. Logo, não importa quantas vezes passem aqui eles voltaram. Ficarão aqui até enjoarem, aí voarão para outro lugar. Se você ficar sem o celular, ficará bravo. Ou seja, sua paz não está com você. Entendeu?

O homem sorriu para o menino e se levantou, fumando seu cachimbo. Os pássaros voaram e depois voltaram para onde estavam. O menino guardou o celular e se pôs a observar os pássaros.

Wesley Curumim

Wesley Curumim
Enviado por Wesley Curumim em 30/09/2024
Código do texto: T8163691
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.