Salvos vencedores e não-vencedores

por Clelio Lopes “Lio”

Reflexões sobre um tópico, da base da aula de hoje. 08/03/08

Soteriologia = união entre dois termos gregos "Soteria" que significa Salvação e "Logia" que significa Estudo.

Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 1 Coríntios 3:10

Seguindo uma linha de pensamento, ou mesmo do único ensino eclesiástico das últimas décadas, em que ser salvo(o sujeito que faz parte do corpo místico de Cristo Jesus) é somente ir para o céu, vejo que desta convicção, muitos seguem conclusões errôneas, quanto a vida que existirá após o nosso próprio sepultamento.

“ ...julgai todas as coisas, retende o que é bom; ” 1 Tess 5:21

Dentro desta reflexão e busca bereiana, “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” Atos 17:11

Podemos fazer a seguintes análises: Muitos ainda não conhecem, a doutrina do reino dos céus (reino milenar) [no aspecto da manisfestação], reino este que é tomado, adquirido, ou conquistado por méritos (diferente da graça, na assertiva da salvação):

“Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

Mateus 11:11-12

...onde somente os salvos-vencedores (a parte FORTE da igreja) reinaram com Ele.

“Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.

Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas.

A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.

Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono.” Apocalipse 12:1-5

Os salvos não-vencedores, e sem galardão, ou seja o prêmio.

Ou Sem galardão, mas, porém salvos... e ñ vencedores.

“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. “

“Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a OBRA de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.

Se permanecer a OBRA de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá GALARDÃO;

se a OBRA de alguém se queimar, sofrerá ele DANO; mas esse mesmo SERÁ SALVO, todavia, como que através do fogo. 1 Coríntios 3:11-15

Após a Manifestação do Reino Milenar(1000 anos, de reino com Ele) acontecerá o seguinte: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que DESCIA do CÉU, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.” Apocalipse 21:2

“Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente.

Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;

lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.

Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e REINARAM com CRISTO durante MIL ANOS.

Os restantes dos mortos não reviveram ATÉ que se completassem os 1000 anos. Esta é a primeira ressurreição.

Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e REINARAM com ele os 1000 anos.

Quando, porém, se completarem os 1000 anos, Satanás será solto da sua prisão. Apocalipse 20:1-7

O CONTRASTE

Reino este que faz contraste com a salvação pela graça, e mediante a fé (Efésios 2:8-9) e realmente sem obras, vale lembrar que foi o sacrifício de um cordeiro completo e único, que de uma vez por todas derramou o seu sangue por nossos pecados.

Assim não conseguem entender porque, sempre existe algo como pequei-perdão, dentro do ensino da tal salvação (que SUPOSTAMENTE é ir para o céu) que “não” perde-se, se é que ser salvo considera-se HOJE nas sinagogas apenas número daqueles que "vão" para o céu.

No ensino da salvação que vem sendo pregado, não se diferencia entre: os salvos-vencedores e os salvos não-vencedores(I Cor 3-AP 2 e 3) pois a promessa feita para todos os já salvos é esta:

“ao que vencer... ao que vencer...”

Isso é algo precioso, pois o esclarecimento deste “enigma da graça” pode tornar-lhe uma pessoa, com um fardo realmente menor do que lhe é: imposto, impelido e condicionado, pelos falsos apóstolos, falsos bispos, falsos mestres, falsos pastores e muitos mercenários(2 Pe 2 – Ez 34 – João 10),

Veja o que diz a palavra do Nosso Deus, para a igreja que estava na localidade de Éfeso:

“Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que NÃO podes suportar HOMENS MAUS, e que puseste à prova OS QUE A SI MESMOS SE declaram APÓSTOLOS e NÃO SÃO, e os achaste MENTIROSOS;” Apocalipse 2:2

Seriam estes aqueles que multiplicam "Líderes" escravos-clone para “saquear” ainda mais o ïnferno, ou + para o inferno.

Não devemos terceirizar a busca pelas coisas sagradas somente um ensino de uma visão supostamente vinda do céu, ou de um nicolaíta

"Tens, porém, isto: que odeias as obras do nicolaítas, as quais eu também odeio" (Ap 2.6)

que em muitos dos casos um suposto representante de Deus na terra, mas só Ele que sabe de todas as coisas. Porque mesmo que seja, pode estar representando o joio.

Nicolaíta vem de duas palavras gregas: Nikao que significa conquistar, e Lao que significa o leigo. Nicolaíta significa: “conquistar o leigo.”

“As minhas ovelhas conhecem a minha voz, e a seguem. De maneira alguma seguirão o estranho, porque não conhecem a sua voz... antes fugirão dele.” João 10

Bibliografia:

* Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada

http://www.bibliaonline.net/bol/

* Rev. William Marrion Branham

http://www.avozdosetimoanjo.com.br/a-doutrina-dos-nicolaitas

Improve
Enviado por Improve em 11/03/2008
Reeditado em 11/03/2008
Código do texto: T896256