A esperança que renasce (fragmento do livro "Anjos")
Quando perdemos a nossa capacidade de vermos as coisas ao nosso redor com um olhar esperançoso, começamos a ver um amanhã sem futuro, incerto. O que muda a nossa percepção é o desejo fundamentado na fé e na visão de que tudo vai dar certo, que tudo será melhor. É a nossa fé agindo nas nossas vidas através da visão espiritual, porque não conseguimos visualizar o futuro, porque não é palpável, mas vemos a possibilidade de uma mudança, porque planejamos e estamos debaixo das promessas de Deus, que são certas. Isto não é uma ideia vaga ou um pensamento vão. Não são promessas sem fundamento para vidas sem expectativas. As promessas do Senhor são imutáveis e aquilo que os nossos olhos físicos não viram, é o que está preparado para aqueles que O amam e aguardam nas Sua promessas.
"mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. " 1Co 2,9)
Uma das histórias mais interessantes da Bíblia está relacionada à vida ou da visão espiritual, e mostra a superação do medo de um homem. Esta história está descrita no Velho Testamento e impressiona pela sua semelhança a fatos ocorridos nos dias atuais. O relato diz que o rei da Síria com seu exército poderoso havia cercado uma cidade israelita chamada Dotã. A princípio, o rei tinha o firme propósito de capturar o homem de Deus, o profeta Elizeu. O motivo era que todas as vezes que o rei da Síria fazia uma investida contra uma cidade israelita, o profeta Elizeu avisava o capitão do exército de Israel. O rei então, muito furioso, questionava aos seus comandados sobre a possibilidade de haver ali um traidor, mas ao receber uma resposta negativa, fica sabendo que o profeta Elizeu estava sempre divulgando os seus planos, frustrando os desígnios do rei e fazendo com que suas investidas fossem sempre malsucedidas. O rei assim, imagina que a única maneira de vencer o exército israelita é capturando e eliminando o profeta Elizeu,
O rei da Síria juntou o seu exército, talvez o mais poderoso da época, para sitiar a cidade, subjugando-a de modo que ninguém pudesse fugir. Ao acordar de manhã bem cedo, Geazi, servo do profeta Elizeu, olhou e viu toda a cidade cercada pelo exército sírio, e sentiu muito medo ao ver centenas de carros e cavalos. Geazi ficou extremamente preocupado e sentiu-se perdido. Ele correu até o profeta Elizeu e relatou sua visão e acrescentou: "Ah, meu senhor! o que faremos?" e a resposta de Elizeu foi um ato de fé sobrenatural que lhe deu conforto e despreocupação. Ele disse: "não tenha medo, porque maior são os que estão conosco do que os que estão com eles."
Elizeu orou para que Deus abrisse os olhos espirituais do seu servo, e Geazi viu um grande exército de anjos que Deus havia enviado para defendê-los daquela força síria. Por outro lado, o exército da Síria foi acometido de uma cegueira física, o que os impediu de invadir a cidade onde estava o profeta Elizeu.
Isso está registrado no segundo livro dos reis 6,8-23 , e vale a pena exercitar o nossa fé lendo a Palavra de Deus.